Lamborghini Miura e o lendário V12 transversal

| Revista ACP

Este italiano foi o primeiro veículo de produção com um V12 transversal, colocado em posição central-traseira.

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Menos de dois anos após a fundação da Lamborghini em 1963, a empresa de Sant'Agata Bolognese era ainda pequena, mas tinha conseguido estabelecer-se solidamente no topo do complicado mercado dos grand tourers e os seus 350 GT estavam a ser fabricados todos os dias. Ferruccio Lamborghini estava satisfeito porque tinha triunfado no seu próprio desafio pessoal, apesar de um ceticismo inicial bastante generalizado. No entanto, ele sonhava em construir um veículo ainda mais impressionante, um automóvel capaz de tirar o fôlego a todos. E foi precisamente isso que aconteceu.

Do lado técnico do projeto, estavam os jovens engenheiros Giampaolo Dallara e Paolo Stanzani, que eram os responsáveis pelo desenvolvimento e produção na Automobili Lamborghini naquela altura. Uma grande parte do sucesso do Miura foi e continua a ser o seu excecional motor, um V12 a 60°, com quatro litros de cilindrada, alimentado por quatro carburadores Weber 40 IDL 3L que gerava uma potência máxima de 350 CV, 370 CV e 385 CV nos modelos P400, P400S e P400SV, respetivamente. Isto foi suficiente para dele fazer o automóvel de estrada mais rápido do mundo na sua época. O design excecional da autoria da Carrozzeria Bertone deu o restante contributo e o Miura desfrutou de vendas sem precedentes para um modelo da Lamborghini. A previsão original era de 50 veículos a serem vendidos em três anos, mas após sete anos, entre 1966 e 1973, foram entregues 763 Miura.

O engenheiro Paolo Stanzani foi quem adquiriu o motor V12 concebido pelo engenheiro Giotto Bizzarrini e o tornou compatível para produção em série. Além disso, Stanzani fez parte do pequeno grupo de jovens talentos que desenvolveu e criou o Miura. Desempenhou várias funções na Lamborghini, desde Diretor Técnico até Diretor de Produção e Diretor Geral. Além do Miura, deu contribuições cruciais para a produção do Countach, Espada e Urraco, o último dos quais era o seu favorito.

Assim que foi apresentado, o Miura tornou-se o automóvel mais procurado pelos realizadores de cinema. Marcou presença em nada menos do que 43 filmes, muitas vezes num papel de protagonista. Um dos mais famosos é inquestionavelmente o filme "The Italian Job" de 1969. Com mais de três minutos de duração, toda a sequência de abertura é dedicada a Rossano Brazzi que conduz um Miura P400 enquanto Matt Monro canta a música "On Days Like These". O motor V12 em aceleração pode ser ouvido no fundo de uma sequência que ganhou o estatuto de culto no mundo do cinema automóvel.

O Miura estrelou nas capas de dezenas de revistas de automóveis e outras publicações. A sua primeira aparição num artigo internacional ocorreu em novembro de 1966. A peça em questão foi publicada na revista semanal Autocar e foi assinada por Paul Frère, o piloto de corridas belga que se tornou jornalista. Não há dúvida que o artigo mais conhecido foi o escrito pelo jornalista inglês Leonard "LJK" Setright para a revista mensal britânica CAR. Dividido em duas partes, descreveu as maravilhas de uma viagem de Sant'Agata Bolognese a Londres num Miura P400.

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