Fotos Tom Hartley Jnr/PA
Bernie Ecclestone, o antigo homem forte da Fórmula 1 acumulou uma impressionante coleção de carros de Grande Prémio e de Fórmula 1, mas agora aos 94 anos de decidiu desfazer-se desse legado que conta 70 anos de história da prova rainha. Entre as 69 “preciosidades” que estão à venda, a cargo da Tom Hartley Jnr Ltd, conhecido comerciante de automóveis desportivos clássicos e históricos e de automóveis de competição, encontram-se os Ferraris utilizados em Grandes Prémios de Fórmula 1 por campeões mundiais, como Mike Hawthorn, Niki Lauda e Michael Schumacher, e os Brabhams utilizados em Grandes Prémios de Fórmula 1 por grandes pilotos como Nelson Piquet, Carlos Pace ou Niki Lauda, entre os quais o Brabham-Alfa Romeo BT46B “fan car”, que correu apenas uma vez, para ganhar o Grande Prémio da Suécia em Anderstorp, em 1978, por mais de meio minuto.
Esta coleção que tem estado longe do olhar público começou a ser construída há mais de meio século. “Há mais de 50 anos que coleciono estes automóveis e sempre comprei apenas o melhor de cada exemplar. Enquanto muitos outros coleccionadores optaram, ao longo dos anos, por automóveis desportivos, a minha paixão foi sempre pelos automóveis de Grande Prémio e de Fórmula 1”, afirmou Ecclestone.
Agora, é altura de cada um dos exemplares procurar novo dono. “Adoro todos os meus carros, mas chegou a altura de começar a pensar no que lhes vai acontecer se eu já não estiver cá, e foi por isso que decidi vendê-los. Depois de os colecionar e possuir durante tanto tempo, gostaria de saber para onde foram e não deixá-los para a minha mulher tratar, caso eu não esteja por perto”, adiantou o colecionador, que ao passá-los para novas casas espera “que os tratem bem como eu os tratei e que cuidem deles como preciosas obras de arte”.
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Privilegiado sente-se Tom Hartley pelo facto de Bernie ter-lhe confiado a venda dos seus carros e arrisca afirmar que em sua opinião “o ponto alto da coleção tem de ser os Ferraris. Bernie reuniu uma coleção de carros de Fórmula 1 da Ferrari que hoje em dia seria quase impossível de repetir. Há o famoso Thin Wall Special, que foi o primeiro Ferrari a vencer a Alfa Romeo, o 375 F1 vencedor do Grande Prémio de Itália de Alberto Ascari, o Dino vencedor do Campeonato do Mundo de Mike Hawthorn, que a Ferrari pilotou durante três épocas antes de ser doado ao Museu Henry Ford, e ainda os carros historicamente significativos de Niki Lauda e Michael Schumacher, vencedores do Campeonato do Mundo. A colecção tem um valor estimado de mais de 600 milhões de euros e cada automóvel vai ser vendido individualmente, num evento privado.