As várias faces do Mercedes-Benz Classe G

| Revista ACP

Com muitas utilizações ao longo de 45 anos, foi veículo militar, conquistou civis e destacou-se em solenes momentos religiosos.

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Fotos Daimler AG

O Mercedes Benz Classe G tem escrito a sua história de sucesso desde 1979. É um veterano aventureiro que ao longo destes 45 anos de existência tem conquistado vários prémios de o “melhor veículo todo-tereno do mundo” e continua a somar admiradores pelo seu design distintivo e reconhecida capacidade para chegar a todo o lado.

Em tempo de aniversário é justo recordar este que é um dos modelos ligeiros de passageiros mais antigos e mais importante para a Mercedes-Benz. Aos atributos acima referidos, associam-se o conforto de condução que o Classe G proporcionava em estrada desde a sua primeira geração e os elevados padrões de segurança caraterísticos da marca alemã.

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No seu lançamento, os clientes podiam escolher entre quatro versões de motor com uma potência desde 53 kW/72 cv até 110 kW/150 cv. Estavam disponíveis variantes de carroçaria cabriolet com distância entre eixos normal e carroçaria fechada com distância entre eixos normal e longa.

O Mercedes-Benz Classe G foi inicialmente produzido para utilização militar, muito por sugestão de Reza Pahlavi, o Xá do Irão que no início dos anos 70 era um dos maiores acionistas da marca. Na época, entendeu que a Mercedes-Benz devia construir um veículo militar off-road que também atraísse civis, o que veio a acontecer em 1979 quando passou a estar disponível ao público.

A Mercedes-Benz entrou para a história ao criar o primeiro Papamóvel para a visita de João Paulo II à Alemanha em 1980. Um segundo Classe G foi construído com caraterísticas exteriores semelhantes em 1982 com base no modelo 20 GE e em 2007 a marca também forneceu ao Papa Bento XVI um G 500 branco. Contudo, a tradição do fabricante alemão em matéria de viaturas destinadas aos mais importantes signatários do Vaticano remonta a 1930, quando, ainda sem a designação de Papamóvel, um Mercedes-Benz Nürburg 460 (W 08) foi adaptado para transportar o Papa Pio XI.

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