Mundo dos clássicos está muito Allegro

| Revista ACP

Austin Allegro faz parte dos modelos mal-amados na sua época, mas agora regista uma valorização superior à do Jaguar E-Type.  

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Foi um dos carros mais difamados da década de 1970, mas agora sabemos que, tal como outros modelos que tiveram de fazer "o caminho das pedras", o Austin Allegro está a tornar-se um clássico muito procurado, com reflexos na sua valoirização de mercado.

Tanto é que se tornou um dos vários veículos "comuns" e menos dados a fenómenos da moda que mais rapidamente aumentou o seu valor do que, por exemplo, as versões do icónico Jaguar E-Type.

A revelação é baseada nos dados mais recentes do site de avaliação de clássicos Hagerty, que mostra que alguns carros comuns do dia-a-dia estão a registar um excelente ano de crescimento, com valores de valorização que vão até aos 20%/ano.

Os analistas da Hagerty que compilam os dados - tomando os resultados das vendas de leilões no Reino Unido, vendas comerciais e vendas privadas - compararam o valor médio em 2020 com a média em 2021 até ao momento.

Modelos como o Ford Cortina, Renault 4, Hillman Imp, Austin Princess e o infame Allegro registaram os maiores aumentos de valor até agora, este ano, apresentando aumentos de valorização entre 4,4 e 20,4% para os 10 melhores desempenhos, um retorno de investimento muito superior ao que se verifica em muitoas outras áreas onde se pode aplicar e tentar capitalizar o dinheiro.

Estes modelos juntam-se a outros que também registam forte desempenho e que estão dentro desta categoria de carros comuns e de quotidiano, como o Ford Fiesta, Austin Metro e Vauxhall Cavalier, só para citar alguns estranhos desejos do mercado de clássicos.

Com este aumento notável de valorização, estes modelos geralmente compensam quaisquer custos de operação e manutenção associados, tornando-os um investimento surpreendentemente sólido.

 

Os 5 melhores desempenhos segundo o Hagerty são:

Triumph 1300 1965-1970: 20,4%

Ford Cortina Mk1 1962-1966: 19,4%

Austin Allegro 1973-1982: 13,6%

Renault 4 1962-1980: 10,6%

Hillman Imp 1963-1976: 10,1%

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