O divertido Giulia cumpre 60 anos

| Revista ACP

Emblemático modelo italiano nasceu em 1962 e marcou uma época dourada para a Alfa Romeo.  

@video=r3s0F4jfKJU

Apresentado a 27 de Junho de 1962 no Autodromo Nazionale Monza, o Alfa Romeo Giulia TI foi o primeiro carro da família Giulia a ser apresentado. A nomenclatura "TI" referia-se a uma classe de carros de corrida italianos conhecida como "Turismo Internazionale" e tinha sido anteriormente aplicada a versões de maior desempenho como o 1900 e Giulietta nos anos 50.

O Giulia revelou-se um carro encantadoramente carismático e registou vendas de assinalável sucesso. Com a missão de substituir o Giulietta a partir de 1962, a Alfa Romeo produziu o Giulia em inúmeras configurações, algumas drasticamente diferentes de outros modelos da série, mas todas com uma condução divertida como filsofia que une as várias versões.

O nome "Giulietta" significa "pequena Giulia" em italiano, pelo que o nome Giulia era um jogo de palavras que pretendia indicar o novo modelo como uma versão mais adulta do Giulietta. A espirituosidade da estratégia do nome Alfa era representativa da personalidade de Giulia como um todo. O carro foi brindado com toques inteligentes, e foi um excelente exemplo de engenharia líder mundial embalado num automóvel pequeno e elegante.

Os primeiros modelos de Giulia sedan, ou Berlina, foram introduzidos em Junho de 1962 e pertenciam à série 105 de automóveis Alfa. As Berlinas eram "boxy" e bastante conservadoras na aparência, mas o seu design era no entanto atraente, moderno e, surpreendentemente, muito aerodinâmico com um coeficiente de resistência de apenas 0,33 cx.

scroll up