Um dos elétricos mais acessíveis do mercado, o Dacia Spring enfrenta um problema do qual não tem “culpa”: é produzido na China, estando por isso sujeito às tarifas impostas pela UE aos modelos provenientes daquele país.
Para ultrapassar essa questão e, por conseguinte, aumentar a margem de lucro conseguida com o pequeno modelo sem afetar negativamente o seu preço, a Dacia já trabalha no seu sucessor.
O novo modelo — que poderá abandonar a designação Spring —, vai partilhar a plataforma Ampr Small com o novo Twingo e, à semelhança deste, será produzido na Europa e desenvolvido em “tempo recorde”.
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Segundo revelou Luca de Meo, diretor-executivo do Grupo Renault, o novo citadino da Dacia será desenvolvido em apenas 16 meses, um claro contraste com os habituais três a quatro anos.
Luca de Meo afirmou que a marca está a “trabalhar à velocidade chinesa” e desafiou a concorrência a desenvolver um modelo em tão pouco tempo.
Recorde-se que o novo Twingo, que deverá chegar em 2026, também está a ser desenvolvido num curto espaço de tempo, apenas 24 meses.
Atualmente o Grupo Renault tem em vigor a iniciativa “Leap 100”, que visa desenvolver modelos em apenas 100 semanas.
Para conseguir alcançar esses objetivos, o grupo gaulês avançou até com uma parceria com uma empresa de consultoria chinesa de investigação e desenvolvimento.
Mais barato de produzir
A “familiaridade” entre o sucessor do Dacia Spring e o novo Renault Twingo não se vai traduzir apenas num menor tempo de desenvolvimento.
Tendo em conta que a Renault anunciou que o Twingo terá um custo de produção 40% inferior ao do Renault 5 graças a uma redução de 30% do número de componentes, o novo modelo da Dacia também beneficiará desses menores custos.
Talvez por isso, a marca romena aponta para um preço base inferior a 18 mil euros, ou seja, em linha com o que é atualmente pedido pelo Spring.
Com chegada ao mercado prevista para o início do verão de 2026, o sucessor do Dacia Spring promete trazer um reforço tecnológico considerável face ao modelo atual bem como melhores performances.