BYD Atto 2 chega com grandes ambições

| Revista ACP

Já conduzimos o novo SUV com que a marca chinesa se quer impor num dos segmentos mais disputados do mercado.

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Acabado de chegar ao mercado nacional, o BYD Atto 2 não terá “mãos a medir” para se impor no concorrido segmento B-SUV.

Citroën ë-C3 Aircross, Ford Puma Gen-E, Hyundai Kauai, Opel Frontera, Peugeot e-2008, Volvo EX30 são alguns dos rivais do novo modelo que a marca chinesa lança agora em Portugal.

Mas vamos por partes. Assente na inovadora plataforma e-Platform 3.0, pensada especificamente para modelos 100% elétricos, o BYD Atto 2 faz das dimensões generosas um dos seus argumentos.

Com 4,310 mm de comprimento; 1,830 mm de largura; 1,675 mm de altura e uma distância entre eixos de 2,620 mm, é um dos maiores modelos do segmento, e na gama da BYD posiciona-se entre o Dolphin e o Atto 3 no que às dimensões diz respeito.

Visualmente, adota o “ar de família” das mais recentes propostas da BYD, especialmente na dianteira. No exterior, destaque para as jantes de 17’’, tejadilho panorâmico e spoiler traseiro.

Já no interior, o painel de instrumentos digital com 8,8’’ e o ecrã central rotativo de 10,1’’ (12,8’’ na versão Boost) são os principais destaques.

 

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Neste primeiro contacto, o sistema de infoentretenimento mostrou-se rápido e fácil de usar. Porém, a falta de comandos físicos, por exemplo, para a climatização, obriga a alguma habituação.

Outro destaque a bordo do Atto 2 é a abundante oferta de equipamento de série, como são exemplo a cortina elétrica para o teto panorâmico ou os bancos com ajuste elétrico.

Porém, o que mais impressionou nesta primeira oportunidade de contactar com o modelo chinês foi o espaço a bordo, especialmente nos lugares traseiros, onde o piso plano (cortesia da plataforma dedicada) permite viajar com notável conforto.

Já a bagageira 400 litros de capacidade encontra-se na média do segmento, mas beneficia do facto de contar com um piso falso que cria um espaço ideal para arrumar os cabos de carregamento.

Fácil de conduzir

Animado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 177 cv (130 kW) e 290 Nm, o BYD Atto 2 anuncia acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,9s e uma velocidade máxima de 160 km/h.

A alimentar o motor elétrico encontramos uma bateria LFP com 45,12 kWh de capacidade que proporciona uma autonomia de 312 km (463 km em meio urbano).

Dotado de um sistema de carregamento de 65kW (DC), o BYD Atto 2 consegue recarregar a bateria de 10% a 80% em 37 minutos, e de 30% a 80% da capacidade em 28 minutos.

Já em carregamento AC o Atto 2 é capaz de suportar potências de até 11 kW, sendo assim possível carregar totalmente a bateria em apenas cinco horas e meia.

Deste primeiro contacto, há a ressalvar a facilidade de condução do modelo da BYD, com a entrega de binário a revelar-se suave e progressiva. O nível de conforto mostrou também estar em bom nível, bem como a estabilidade a velocidades mais elevadas.

Duas versões

No total, o novo BYD Atto 2 apresenta-se em Portugal em dois níveis de equipamento: Active e Boost. No primeiro caso os preços começam nos 31 490 euros; no segundo arrancam nos 32 990 euros.

Comum a ambas as versões é a generosa oferta de equipamento de série. Na versão base, a Active, o Atto 2 conta já com equipamentos como a iluminação exterior em LED, controlo inteligente dos máximos, acesso através de chave, cartão-chave ou smartphone, estofos em pele vegan e funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load).

A esta extensa lista a versão Boost adiciona “luxos” como o aquecimento dos bancos dianteiros e do volante, iluminação ambiente do habitáculo, câmara de 360º ou o carregador de smartphone sem fios.

Comum a ambas as versões é a bomba de calor que utiliza a energia do veículo (absorve o calor residual da bateria) e do meio ambiente para aquecer o habitáculo. Uma solução que permite um aumento da autonomia elétrica entre 10 a 20% no inverno.

Com uma garantia geral de seis anos (ou 150 mil quilómetros) e da bateria de oito anos (ou 200 mil quilómetros), o Atto 2 chega a Portugal com uma campanha de lançamento que, até ao final de março, reduz o seu preço para os 29 990 euros.

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