Este é o novo Lancia Ypsilon

| Revista ACP

Depois do protótipo Lancia Pu+Ra HPE para relançar a marca na Europa, chega agora o citadino Ypsilon, numa edição limitada.

Capa-LANCIA

O novo Lancia Ypsilon chega ao mercado com uma edição limitada em Itália de apenas 1.906 unidades, certificadas e numeradas, em homenagem ao ano de fundação da Lancia. Edizione Limitata Cassina é o modelo em questão que consolida a ligação entre duas marcas de referência nos seus respetivos sectores, automóvel e design de interiores. Representa as etapas seguintes visto que as duas marcas estão ligadas por valores comuns, como a vocação para com a investigação e a inovação, o respeito pelo passado e pela tradição, bem como a atenção às questões ambientais.

Combinando tradição e inovação, em linha com a linguagem de design puro e radical da Lancia, o novo Ypsilon Edizione Limitata Cassina é o primeiro automóvel inspirado no mundo do mobiliário italiano. O design inclui os icónicos faróis redondos full-LED, recordando o inesquecível Lancia Stratos, um modelo lendário no mundo dos ralis. Os dois faróis contêm agora um novo elemento de design, a letra “Y”, síntese simbólica extrema disposta horizontalmente dentro das circunferências, enquadrando o novo lettering Lancia. O “Y” é realizado com um acabamento em aço inoxidável escovado, marcado pelo tipo de letra original inspirado numa das indústrias italianas mais importantes e mais ligadas à história da marca, a moda.

O modelo reflete a máxima atenção a cada detalhe estilístico, desde a seleção dos materiais até à escolha das cores, o azul é utilizado como a tonalidade icónica da tradição Lancia, surgindo tanto no interior como no exterior do modelo. Entra com distinção para o segmento B porque é um hatchback premium.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Quanto ao motor este é alimentado por um motor 100% elétrico de 156 cv e oferece uma autonomia de até 403 km no ciclo combinado WLTP Dispõe de carregamento rápido para aumentar o nível da bateria do automóvel de 20 para 80% em apenas 24 minutos, ou o suficiente para 100 quilómetros em 10 minutos. O consumo anunciado situa-se entre os 14,3 e 14,6 kWh/100 km.

É um automóvel citadino inteligente. O sistema de assistência ao estacionamento facilita a condução e as manobras em cidade, graças às câmaras e aos sensores dianteiros e traseiros que facilitam o estacionamento. Os dois ecrãs de 10,25 polegadas (cluster de instrumentação e rádio digital) apresentam, claramente, as informações ao condutor e podem ser personalizados em termos de disposição e cores.

O novo Lancia Ypsilon marca o regresso da marca à Europa, dando forma ao seu processo de internacionalização e prosseguindo com o seu percurso robusto e ambicioso, em linha com o plano estratégico da Stellantis "Dare Forward", cujo objetivo é fazer da Lancia uma marca desejável, respeitada e credível.

A partir do primeiro semestre de 2024, a Lancia entrará na Europa com uma rede de mais de 70 novos concessionários em igual número de grandes cidades, onde se encontram os futuros clientes da marca. Os primeiros mercados a serem envolvidos, em meados de 2024, serão a Bélgica e os Países Baixos, seguidos pela França e Espanha, e depois pela Alemanha e Portugal em 2025.

scroll up