Como evitar a compra de um carro usado acidentado

O que ter em atenção ao comprar

Comprar um carro usado pode ser uma boa alternativa, sobretudo do ponto de vista económico. Contudo, é preciso ter atenção na compra, de modo a evitar despesas futuras e riscos para a segurança. Conhecer o histórico do veículo e garantir que não esteve envolvido em nenhum acidente grave, que possa ter alterado a estrutura do mesmo, é fundamental. Antes de comprar, siga as sugestões do ACP para conhecer o máximo possível sobre o estado do carro usado.

Vantagens na compra de um carro usado

Nem sempre o orçamento disponível permite adquirir o carro que se idealizou, mas um usado acaba por ser um negócio mais em conta. Um automóvel novo, além de mais caro, desvaloriza desde o momento em que sai do stand. O que significa que começa logo a perder dinheiro. Porém, há oportunidades de negócio de viaturas em segunda mão que permitem gastar de forma mais controlada, sem endividamentos. Apesar das vantagens, é preciso estar atento ao historial do automóvel. Um carro acidentado, mesmo que reparado, pode representar riscos acrescidos e despesas inesperadas.

7 passos para evitar comprar um carro usado acidentado

Cruzar informações, observar o carro e verificar a documentação antes da compra vai permitir descobrir se a viatura esteve envolvida em acidentes e verificar se os dados disponibilizados são verdadeiros. Mas há outros pontos que deve ter em conta antes de comprar um carro usado:

  1. Certidão Permanente Automóvel
    Pode ser pedida ou consultada por qualquer pessoa. Nela encontra os dados sobre a propriedade do veículo, identificação do carro e do proprietário, bem como possíveis encargos associados ao mesmo. Tem validade de 6 meses, podendo ser pedida num balcão do Instituto dos Registos e do Notariado ou na internet. Mas atenção: a certidão é apenas um retrato do instante em que é tirada, e a situação da viatura pode ser alterada na hora ou dia seguinte.

  2. Livro de revisões e comprovativo de inspeção periódica
    Permite conhecer as assistências ou manutenções que o veículo já recebeu e se foram efetuadas no tempo e quilometragens preconizadas pelo fabricante É possível, ainda, verificar se foi aprovado na inspeção no prazos previsto e se foram ou não registadas anomalias que precisem de ser corrigidas antes da próxima inspeção.

  3. Seguro automóvel
    Verifique se o carro usado que vai comprar tem seguro válido. Usando apenas a matrícula, pode fazer essa consulta através do portal do consumidor da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

  4. Verifique a carroçaria
    Se não perceber de mecânica, o ideal será uma verificação por um especialista da área. Caso não lhe seja possível, faça perguntas, para garantir que o carro se encontra em bom estado. É importante conferir se o número da carroçaria corresponde ao que se encontra na documentação. Um número diferente pode significar que o carro esteve envolvido num acidente grave, em que foi necessário substituir a carroçaria ou que se pode tratar de um automóvel roubado.

  5. Pintura
    A existência de alterações de cor entre peças é um indicador de reparações. Procure em pontos estratégicos, como portas e para-choques. Em alguns casos, estas áreas podem ter sido reparadas com massas específicas para o efeito. Se assim for, uma pequena pancada com a mão na zona é suficiente para conseguir detetar um barulho diferente e que indicará a reparação.

  6. Imperfeições
    Ainda que ligeiras, algumas imperfeições como portas, capô e bagageira desalinhados podem ser consequência de acidentes. Verifique se as dobradiças e hidráulicos são de origem. Atenção também aos faróis que são muitas vezes trocados em caso de sinistro. Nos vidros, confira se a marca de todos é igual, uma vez que os fabricantes costumam colocar a mesma em todo o veículo. Se um for diferente, é sinal de que foi substituído.

  7. Experimente conduzir o carro
    Nada como experimentar o carro usado para saber se está em condições. Ruídos e direção desalinhada podem ser sinónimo de reparações que não foram bem efetuadas, o que pode representar custos acrescidos após a compra.

Tenha um carro usado com toda a segurança

Para minimizar riscos na compra de um carro usado, o ACP disponibiliza um serviço de Certificação Técnica Automóvel que certifica a qualidade do carro, e é efetuado por técnicos credenciados que procedem ao exame completo, rigoroso, seguro e independente do automóvel. São utilizadas as mais avançadas técnicas de diagnóstico mecânico e eletrónico, abrangendo o estado do motor, os sistemas de segurança, as 2 transmissões, o chassis, a pintura, os travões e o habitáculo.

Conheça todas as vantagens do renting de automóveis usados ACP

SAIBA MAIS

scroll up