Sentado na moto? Preparado para arrancar? O primeiro teste começa de imediato: saber manobrar e controlar de forma segura a moto. Para isso, são precisas algumas noções de como funciona o corpo e a moto em harmonia. Com o tempo, tudo será instintivo e fácil. Mas, no início e quando a experiência é pouca, é importante ter atenção aos momentos que muitos ignoram: as manobras a baixa velocidade. Tão importantes ou mais do que saber circular, são muitas vezes demonstrativas da verdadeira experiência de um motociclista - muito mais do que possuir no curriculum milhares de quilómetros de estrada!
Saber fazer uma inversão de marcha - frequentemente causa de chumbo no exame de condução - evitará com que venha ao de cima a hesitação, o nervosismo e as quedas. Especialmente quando se tem nas mãos motos pesadas e grandes.
É preciso ainda atenção e cuidados ao estacionar, com a colocação da moto, a inclinação do piso e pensar previamente na melhor forma de proteger a sua segurança e a integridade da sua moto.
Como inverter a marcha a baixa velocidade (a temida manobra da curva em U)
Preparação para curvar e zona de fricção
Para facilitar a manobra, comece por arrancar em linha reta e mantenha uma velocidade constante antes de iniciar a curva. A regra é não usar (ou usar muito pouco) o acelerador. Há quem utilize o travão traseiro em conjunto com a embraiagem, para adicionar mais estabilidade e diminuir os solavancos. A velocidade que utiliza para circular em reta deve ser a mesma que utiliza para curvar.
Ao curvar
Imediatamente antes de curvar, vire a cabeça e olhe para onde pretende seguir. A cabeça deve virar o suficiente para que o queixo encontre o ombro. Mantenha o olhar fixo na zona pretendida. Apenas a moto deve inclinar ligeiramente, ao mesmo tempo que faz força no apoio do pé exterior, para contrariar um pouco o ângulo de inclinação da moto. Também pode ajudar, se transferir uma parte do peso do corpo para o exterior do banco.
Correção de erros
Se sentir que a moto vai cair é porque está a inclinar o corpo para a curva. Deve manter a postura direita e aplicar mais força no apoio do pé exterior. Também pode contrariar este problema se acelerar ligeiramente para contrabalançar a inclinação. Ao curvar, utilize o travão traseiro para manter o controlo mais apertado da moto e reduzir a tendência de queda da moto.
As manobras de inversão de marcha (curvar em U) exigem prática e atenção. O ideal é exercitar esta manobra num local isolado, sem movimento e espaçoso (ex. parque de estacionamento). Repita, repita e repita! Tanto em curvas para a esquerda como para a direita, até aprender esta técnica essencial, quer utilize a moto apenas nos meses mais amenos ou circule o ano inteiro.
Outro problema: a moto encaminha-se para o extremo da curva. Um caso vulgar em motociclistas menos experientes, devido à falta de concentração. Basta que o olhar se distraia nessa área para que a atenção se perca e se instale o pânico ou que a moto saia da sua trajetória. O olhar deve fixar-se sempre no ponto para onde se pretende seguir!
E que cuidados deve ter ao estacionar?
Embora sejam veículos de menores dimensões e mais fáceis de estacionar pela área que ocupam, o estacionamento de uma moto exige outros cuidados, relativamente a um carro. Por exemplo, em estradas inclinadas, convém lembrar-se de estacionar a moto sempre virada para cima e que o pneu traseiro deve ficar encostado ao passeio. Uma moto nunca deve ficar estacionada numa inclinação descendente porque há o perigo do descanso ceder e a moto deslizar e cair.
Além de a deixar sempre “engatada”, lembre-se também que se pretender fazer inversão de marcha numa estrada inclinada, a dificuldade será ainda maior do que numa estrada plana, devendo ter o cuidado de estacionar de modo a poder fazer a manobra sem pôr em risco a sua segurança e sem arriscar quedas graves.
Vai tirar a carta de moto? Opte pela segurança.
Quando se trata de motociclos, em que a necessidade de proteção da integridade física de condutores e passageiros é muito maior, a escolha da escola de condução deve ser ainda mais exigente. Porque da condução depende a segurança e a própria vida, as escolas de condução ACP estão focadas na qualidade do ensino específico da condução de motos, com a preocupação em formar candidatos que circulem de forma correta, segura e consciente. Se está a pensar tirar a carta de moto, escolha a opção segura.
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