Qual é a diferença entre carros elétricos e eletrificados?
São considerados automóveis elétricos aqueles que se movem unicamente a energia elétrica, armazenada em baterias. O carregamento das baterias faz-se pela ligação à corrente elétrica: doméstica ou através do uso de carregadores partilhados, específicos para a mobilidade elétrica. Um sistema de regeneração de energia incorporado aproveita as travagens e desacelerações para gerar energia elétrica e aumentar a autonomia da bateria. Por sua vez, os carros eletrificados aliam um motor a combustão a um motor de combustão com um, ou mais, motores elétricos. Com menor autonomia em modo elétrico, a correta utilização das duas tecnologias, termite obter consumos de combustíveis combinados muito inferiores e significativas reduções de CO2, sem o constrangimento da limitação de autonomia. Consulte mais informações.
Como posso saber a autonomia de cada carro?
Todas as marcas anunciam com a sua oferta comercial a capacidade da bateria e a respetiva autonomia. Do ponto de vista comercial, muitas vezes é anunciada a autonomia em cidade, ou seja, a maior autonomia anunciada conseguida. Outras marcas anunciam a autonomia combinada pelo ciclo WLTP, com parte do circuito em estrada e parte em circuito urbano. Independentemente da medida da autonomia que use, o importante é que ao comparar duas opções, o faça através da mesma forma de medição. Consulte a autonomia das várias ofertas e compare-as no configurador de carro novo.
Que incentivos existem para comprar um carro elétrico?
De forma a acelerar a transição energética para uma opção mais ecológica, o Estado incentiva a compra de veículos elétricos. Este apoio é uma contribuição monetária de 4.000€ para viaturas ligeiras de passageiros até 62.500€ no caso de pessoa singular ou de 6.000€ para a aquisição de uma viatura de mercadorias, tanto para particulares como empresas. Conheça todos os incentivos e benefícios.
É necessário aprender a conduzir um carro elétrico?
A adaptação à condução de uma viatura elétrica é muito fácil e a caixa automática facilita e torna mais cómoda a condução, principalmente em cidade. Mas existem pontos a ter em conta: a aceleração é muito rápida. Portanto, nas primeiras experiências há que ter cuidado com o doseamento do pedal, através de acelerações suaves. Ao retirar a pressão do pedal do acelerador pode sentir-se uma desaceleração forte, equivalente a uma travagem. Há que também aproveitar a tecnologia existente e incrementar a autonomia da viatura, através do sistema de travagem regenerativa, existente em muitos carros disponíveis no mercado. Há 3 cuidados básicos na adaptação à condução que aumentam a autonomia: acelerar suave e progressivamente, desacelerar sempre que possível em vez de travar e, por fim, aproveitar o efeito da gravidade nas descidas, aliviando o pedal do acelerador e aproveitando para carregar o automóvel em andamento. Saiba mais sobre a condução de um carro elétrico.