O verão e, especialmente as férias, pedem tranquilidade e descanso. Mas há sempre contratempos. Com a saúde não se pode facilitar, por isso saiba quais as principais ameaças de verão, para que possa estar mais bem preparado e defendido contra eventuais surpresas menos agradáveis de saúde ou pequenos acidentes.
Problemas de pele
As queimaduras solares são dos problemas mais comuns no verão. Mas também surgem frequentemente alergias e doenças de pele, como eczemas, irritações ou erupções cutâneas resultantes de vários riscos como exposição solar e picadas de insetos.
Soluções
- Protetor, loção pós solar e creme reparador
- Repelentes de insetos e anti-histamínico pós picadas
Constipações de verão
Os vírus e constipações também continuam ativos no verão. Muitas vezes devido aos contrastes abruptos de temperaturas e uso do ar condicionado.
Soluções
- Analgésico, antipirético e anti-inflamatório, contra dores e febre
- Anti-histamínico nasal (se estiver habituado a tomar)
- Solução oral de reidratação
Inflamação de olhos e ouvidos
O verão traz também as comuns inflamações de olhos e de ouvidos causadas por alergias, cloro de piscinas, sal do mar e pelos mergulhos atrás de mergulhos, especialmente nos mais novos.
Soluções
- Colírio oftálmico descongestionante
- Para os ouvidos, caso mergulhe, vale mais prevenir e usar tampões.
Desidratação
Dores de cabeça provocadas pelo menor descanso, pela desidratação ou pelo maior número de atividades e esforço sob sol intenso.
Soluções
- Leve sempre consigo água. Não se esqueça de beber mais quantidade do que o habitual como forma de prevenção
- Os habituais analgésicos e anti-inflamatórios contra dores.
Aparelho digestivo
Problemas de estômago e intestinos causados por bebidas ou alimentos contaminados (o calor ativa a deterioração dos alimentos).
Soluções
- Regulador da flora intestinal contra diarreia
- Laxante, anti-prisão de ventre, anti-enjoo e anti-ácido.
Atenção aos mais novos
Nas idades mais tenras, surgem com mais frequência os habituais “percalços” próprios da juventude, como algumas doenças típicas - o sarampo ou a varicela, por exemplo.
Mas surgem também problemas ligados ao maior número de atividades físicas que a época proporciona e que podem levar a pequenos-grandes acidentes, como quedas, entorses, luxações ou fraturas.
Mantenha-se sempre atento às brincadeiras e não deixe de levar as ajudas mais imprescindíveis, como compressas, algodão, pensos rápidos e desinfetante para feridas.
No estrangeiro
Lembre-se que a crescente tendência para gozar férias no estrangeiro traz consigo o perigo de diversas condições que colocam uma maior pressão no sistema imunitário, desde os voos à alimentação, incluindo vírus e condições ambientais distintas que deverão ser tidas em conta, de acordo com as características e a idade de cada pessoa.
Não se esqueça de levar o cartão ACP consigo
Por fim, para umas férias ainda mais tranquilas, leve consigo o seu cartão ACP. Com ele, tem saúde gratuita em todo o país, médico ao domicílio, na casa de férias ou no hotel, incluindo assistência médica no estrangeiro, para si e para os seus filhos e netos menores.
Saiba mais
O conteúdo deste artigo tem caráter informativo e não dispensa a consulta do seu médico.