Uma pequena racha no vidro pode significar grandes prejuízos. É o que acontece quando uma pedra salta contra o para-brisas, por exemplo. Se não atuar de imediato, os danos posteriores podem ser maiores e mais caros. Mas será que o seguro cobre a quebra isolada de vidros?
A quebra isolada de vidros cobre exatamente o quê?
A quebra isolada de vidros é uma cobertura que cobre apenas vidros em casos de quebras isoladas. Passemos a um exemplo: vai na estrada e, de repente, salta uma pedra que danifica o para-brisas. Se esta fissura não for tratada, pode alastrar pelo vidro. Nestes casos, ter uma cobertura de quebra isolada de vidros permite tratar do problema sem mais custos. Mas atenção: há seguradoras que optam por fixar uma franquia para este tipo de cobertura. Noutros casos, pode ser definida uma quantia que não pode ser excedida ao longo do ano, e outras ainda que, além deste limite, têm um outro, relacionado com o número de vezes que a cobertura pode ser acionada.
Esta cobertura não se aplica, caso tenha um acidente com quebra de vidros em conjunto com outros danos no seu automóvel.
Que vidros estão cobertos pela quebra isolada de vidros?
Caso não haja outro dano no automóvel, esta cobertura assegura a reparação ou a substituição dos vidros frontal e traseiro, bem como dos vidros laterais. Dependendo da seguradora, pode também cobrir os danos do vidro do teto de abrir e/ou do tejadilho.
A quebra isolada de vidros está incluída no seguro automóvel?
Depende. A quebra isolada de vidros pode, nalguns casos, estar incluída no seguro automóvel. Muitas seguradoras optam por pôr esta cobertura como opcional, acrescentando o custo ao valor do seguro. No caso dos sócios ACP, se optarem pelo Seguro de Danos próprios, a quebra isolada de vidros está incluída.
Como acionar a cobertura de quebra isolada de vidros?
Primeiro, ao contratar o seu seguro, verifique se esta cobertura está incluída. Caso não esteja, verifique a possibilidade de a incluir como cobertura extra, mesmo que acabe por pagar um preço adicional pelo seguro.
Caso venha a ter um vidro partido que não seja resultado de um acidente, produzido por uma causa indefinida, basta ativar o seu seguro e levar o veículo a uma oficina especializada, que lhe repare ou substitua o vidro danificado.
Quando ativada esta cobertura, há penalização no prémio do seguro?
Regra geral, acionar a cobertura de quebra isolada de vidros não agrava o contrato do seguro no ano seguinte. Basta comunicar à seguradora o sucedido e procurar especialistas certificados que reparem o vidro.
Vale a pena contratar esta cobertura?
Imprevistos acontecem. E ninguém está livre de uma pequena gravilha, ou de danificar um vidro do automóvel. Regra geral, o valor a pagar pela cobertura de quebra isolada de vidros não é significativo, sendo esta opção útil, caso precise de a acionar. Não sabe se o seu seguro tem a cobertura isolada de vidros? Procure na apólice ou contacte o seu mediador ou seguradora.
As melhores soluções para proteger o seu carro
Ter um seguro automóvel que responda às suas necessidades é essencial para circular em segurança. Com o seguro automóvel do ACP, por 10,99€/mês tem um seguro automóvel contra terceiros, com proteção de avarias, furos ou rebentamento de pneus e assistências ilimitadas. Se pretender mais coberturas, como a quebra isolada de vidros, o ACP disponibiliza outras opções de seguro com preços competitivos, com vantagens para si e para o seu automóvel.
Saiba mais sobre o seguro automóvel ACP
Mais detalhes