Para carregar um carro elétrico, não precisa de se preocupar constantemente em procurar e deslocar-se ao posto público mais perto de si, visto que também é possível o "abstecimento" em casa. Para acelerar e otimizar o processo de carregamento no domicílio, pode recorrer a uma wallbox. Fique a saber como funciona e como escolher uma wallbox.
O que é uma wallbox?
Como o nome indica, em inglês “wall” significa parede e “box” significa caixa. Uma wallbox é semelhante a uma caixa e instala-se na parede. Esta instalação deve ser feita por um técnico especializado, uma vez que as wallboxes são alimentadas por corrente alternada (modo monofásico ou trifásico), influenciando o sistema elétrico da sua habitação.
Desta forma, uma wallbox permite que o carregamento em casa não seja tão demorado, como aconteceria através de uma tomada tradicional.
Vantagens de uma wallbox
Ao optar por uma wallbox beneficia de vantagens — para a bateria do seu elétrico e para a sua carteira. Ao saber escolher uma wallbox, pode usufruir de:
- Tempo de carregamento inferior: ao carregar um elétrico em casa sem uma wallbox, através de uma tomada convencional, o período de carregamento é muito mais longo.
- Solução económica: com uma wallbox, é possível programar os carregamentos para determinados horários. Assim, se tiver uma tarifa de luz bi-horária, pode agendá-los para as horas com custos mais reduzidos.
- Pode ser instalada em qualquer parede.
- É segura: se instalar a wallbox num condomínio, é possível bloquear a utilização do equipamento por pessoas não autorizadas.
Como escolher uma wallbox
Saber como escolher uma wallbox implica conhecer as suas potências. Ainda que seja mais comum a instalação dos dispositivos com uma potência de 3,7 kW (wallbox monofásica), existem outras opções:
- Wallbox monofásica: varia entre 2,4 kW e 7,4 kW
- Wallbox trifásica: varia entre 11 kW e 22 kW
Contudo, é ainda vital saber que o tempo de carga varia de acordo com a velocidade do carregador interno, e não conforme o tamanho da bateria.
Outro fator importante a considerar na escolha é o limite de capacidade dos veículos elétricos: a maioria só alcança 7,4 kW. Assim, talvez não faça sentido investir num carregador de 22 kW.
Por fim, saiba que estes equipamentos compram-se com ou sem cabo, sendo este a adaptar-se ao modelo do automóvel. Por vezes, as marcas fabricam as suas próprias wallboxes exclusivas.
Tarifa de eletricidade ideal
Se pretende colocar uma wallbox em casa, mas o seu tarifário de eletricidade não é bi ou tri-horário, pode ser aconselhável alterá-lo. Estes dois tipos de tarifas, por incluírem períodos de tempo em que o consumo é mais barato, podem ser uma ajuda decisiva na poupança, caso programe os carregamentos do seu automóvel para esses momentos.
No que diz respeito à potência contratada, tudo depende das características dos aparelhos eletrónicos que já tem em casa e do seu grau de utilização. Por isso, além de compreender como escolher uma wallbox, deve assegurar-se que a potência contratada é suficiente para o correto funcionamento, não esquecendo as necessidades dos demais equipamentos de que dispõe.
Se for sócio ACP, tem ainda outra forma de poupar. A parceria ACP/Goldenergy dá-lhe o acesso à tarifa com o preço da eletricidade mais baixo do mercado, sem preocupações de fidelização, custos de mudança de serviço ou eventuais cortes de fornecimento.
Onde comprar uma wallbox?
Existem no mercado várias empresas que disponibilizam wallboxes. Algumas oferecem a possibilidade de aluguer em alternativa à compra. Os contratos de aluguer variam, portanto é aconselhável pedir orçamentos. Faça as contas para perceber qual é a solução mais vantajosa para si.
O essencial sobre elétricos
Para tomar a decisão certa sobre o melhor carro elétrico para si, deve aliar os critérios técnicos aos subjetivos, relacionados com as necessidades de utilização. Fique a conhecer o leque de serviços e de vantagens que o ACP proporciona para estes veículos.
Saiba mais