Conduzir um motociclo (parte 2): travar e curvar

Conceitos fundamentais para o máximo de segurança

Na segunda parte dos quatro artigos dedicados aos conceitos essenciais à condução segura de um motociclo, vamos abordar as ações de travar e de curvar.

Apesar de serem duas técnicas que todos os dias são utilizadas e em aprendizagem constante por parte dos motociclistas, saber travar e curvar é essencial num motociclo e - muito importante - pode até salvar a vida.

Por exemplo, quando um carro vira inesperadamente à frente, esse é um dos momentos em que saber travar e curvar vai ser crucial!

Como sempre, a prática ajuda muito. Repetir frequentemente as travagens em diferentes tipos de situações, bem como aproveitar cada curva para ganhar mais experiência, permite acumular mais conhecimentos sobre o comportamento da moto e sobre os limites do motociclista.

A importância de saber travar

Qualquer veículo que se desloque a uma determinada velocidade precisa de tempo e de distância para parar. No caso de um motociclo, a temperatura dos pneus, as condições do asfalto e - muito importante, a experiência do motociclista - são fatores determinantes em cada travagem. Nomeadamente, quando podem significar a diferença entre a vida e a morte. Portanto, é fácil perceber que a necessidade de praticar, ajuda a conhecer o funcionamento e os efeitos dos travões.

Já experimentou praticar uma travagem de emergência nas velocidades a que habitualmente circula? Faça-o. E faça-o frequentemente.

Se um dia um cão se atravessar à sua frente enquanto circula, verá que lhe vai ser muito útil. Experimente praticar num local calmo, sem trânsito e com espaço adequado. Aperte os travões progressivamente a diferentes velocidades para conhecer o seu efeito na moto, na direção e em si! À medida que for experimentando os travões vai perceber que a distância necessária para parar a moto é bastante maior do que provavelmente imaginava. Isso fará com que pense duas vezes quando (e onde) voltar a acelerar.

O mais importante é estar familiarizado e confortável com a utilização dos travões da moto.

Habitue-se a deixar dois dedos – o indicador e o dedo do meio – sempre apoiados nos travões ao circular, para poder atuar de imediato em caso de emergência.

O sistema ABS (Anti-Lock Brakes)

Tal como nos automóveis, este sistema permite obter mais segurança e maior controlo. Para os motociclistas com menos experiência, o ABS é, sem dúvida, uma grande vantagem na moto, porque ajuda a evita o bloquear das rodas e a consequente perda de aderência.

A importância de saber curvar (e inclinar)

Pode parecer confuso curvar uma moto. Empurrar o guiador para a direita quando se pretende virar para a esquerda é estranho, não é?

De forma simples, empurra-se o guiador para onde se quer levar a moto: para virar à esquerda, empurra-se a parte esquerda do guiador para a direita. Para virar à direita empurra-se o lado direito do guiador para a esquerda.

E quanto mais força se imprime, mais a moto curva e inclina. À medida que a velocidade aumenta, maior o efeito giroscópico das rodas, pneus e discos, o que implica maior esforço para mudar de direção.

Assim que o cérebro compreende e põe em prática o princípio básico de empurrar o guiador na direção pretendida, abre-se um mundo de exploração do controlo da direção: manobrar em segurança e adequadamente a moto permite evitar acidentes!

Tal como travar, curvar deve ser continuamente praticado, de modo a acumular experiência, permitindo enfrentar cada momento na moto com maior confiança e segurança.

Deve ainda destacar-se que ao conceito de curvar, junta-se um outro conceito em perfeita simbiose: inclinar. Numa moto, estes dois conceitos não existem sem o outro.

É óbvio que em manobras de estacionamento ou de muito baixa velocidade, a direção do guiador determina o ponto para onde se pretende levar a moto. Mas a partir de uma certa velocidade, é precisamente o contrário que acontece: há que virar o guiador na direção oposta àquela que se pretende seguir. Ou, como já referido, deve empurrar-se o guiador do lado em que se pretende seguir, para que a moto incline e possa curvar.

Em resumo: empurre para a direita para seguir para a esquerda e empurre para a esquerda quando pretende seguir para a direita. Simples!

Vai tirar a carta de moto? Opte pela segurança.

Quando se trata de motociclos, em que a necessidade de proteção da integridade física de condutores e passageiros é muito maior, a escolha da escola de condução deve ser ainda mais exigente. Porque da condução depende a segurança e a própria vida, as Escolas de Condução ACP estão focadas na qualidade do ensino específico da condução de motos, com a preocupação em formar candidatos que circulem de forma correta, segura e consciente. Se está a pensar tirar a carta de moto, escolha a opção segura.

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