Ter a carta de condução representa sentir uma maior independência. Mas apesar da experiência acumulada ao volante, a partir dos 60 anos, começam a surgir mudanças físicas e cognitivas que podem afetar a forma de conduzir e a segurança rodoviária. No entanto, chegar a esta faixa etária não é sinónimo de pôr de lado a viatura. Fique a saber quais os cuidados a que deve estar atento para manter a segurança na estrada ao conduzir depois dos 60 anos.
O que muda a partir dos 60 anos?
Aos 60 anos a condução pode ser mais cautelosa e consciente, mas importa relembrar que é a partir desta idade que algumas capacidades começam a perder-se, podendo pôr em risco a segurança rodoviária:
- Aumento do tempo de reação
- Perda gradual de visão e de audição
- Maior dificuldade em avaliar velocidades e distâncias
- Menor flexibilidade do corpo, o que pode dificultar certos movimentos (como virar a cabeça para efetuar manobras)
- Maior tendência para a fadiga
Cuidados a ter ao conduzir depois dos 60 anos
A perda natural de capacidades com o avançar da idade obriga a adotar alguns cuidados:
-
Faça exames regulares à visão e audição
Estes dois sentidos são cruciais para uma condução segura. 90% da informação necessária à condução é apreendida através da visão.
-
Tenha atenção aos medicamentos
Com o avançar da idade, a toma de medicação aumenta. Informe-se sobre os possíveis efeitos secundários, entre os quais a sonolência.
-
Planeie as viagens
Faça percursos que contemplem paragens regulares para repouso, principalmente em viagens mais longas.
-
Evite conduzir à noite
A deterioração natural da visão obriga a um esforço maior dos olhos na condução noturna, agravado pelo menor campo de visão proporcionado pela iluminação dos faróis da viatura. Assim, a perceção do que existe ao redor fica limitada, o que pode pôr em causa a segurança.
-
Respeite as regras de trânsito
Dê sempre primazia à segurança!
-
Mantenha-se atualizado sobre o Código da Estrada
O Código da Estrada tem sofrido alterações, sendo importante estar a par das mesmas.
-
Evite conduzir com condições meteorológicas adversas
A chuva, nevoeiro e vento interferem na capacidade de manobrar o veículo com segurança, quer na visibilidade, quer na estabilidade do veículo.
-
Renove a carta a tempo e horas
A partir dos 60 anos, os condutores do grupo I devem renovar a carta aos 65 e aos 70 anos. A partir desta idade, a renovação é obrigatória a cada 2 anos.
Quando renovar a carta de condução?
A carta de condução tem obrigatoriamente de ser renovada, mas tudo depende do ano em que foi tirada e da respetiva categoria. Assim, os prazos não são sempre os mesmos. As alterações mais recentes relativas aos períodos de renovação trouxeram apenas novidades para quem tirou ou validou a carta a 30 de julho de 2016. De forma geral, a mudança assenta na obrigatoriedade de revalidar a carta de ligeiros de 15 em 15 anos após a data de habilitação do título, até atingir os 60 anos de idade. Nessa altura, deve ser validada novamente, assim como aos 65 e aos 70 anos. A partir daí a revalidação passa a ser de 2 em 2 anos. Esta periodicidade é válida para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B, BE, ciclomotores e tratores agrícolas. Se não tem a certeza de quando deve renovar a carta de condução, utilize o simulador do ACP.
Renove a carta de condução sem complicações
Se está na hora de renovar a carta de condução, o ACP dá-lhe toda a ajuda. Basta dirigir-se a uma delegação ou, se estiver em Lisboa ou no Porto nem precisa de sair de casa.
Saiba tudo sobre a renovação da carta no ACP
Mais informações