Em 1991 foi iniciado um programa para restaurar e promover 10 aldeias históricas, marcantes na história de Portugal, e mais tarde foram acrescentadas mais 2 aldeias, em 2003, elevando o total para 12. Localizadas na Beira Interior, a relevância destas aldeias residia na sua localização - perto da fronteira espanhola - onde a necessidade de defesa significava construir pequenas vilas e castelos para povoar e fortificar o território.
Descubra a liberdade do mundo rural e a segurança aconchegante dos recintos murados. Venha descobrir trilhos de caminhadas, a história local e a saborosa gastronomia.
Alugue uma autocaravana com a Yescapa e parta à descoberta de aldeias imperdíveis. Deixamos-lhe algumas sugestões e, se for sócio ACP, obtém um desconto de 20€ nas taxas de serviço Yescapa - saiba mais.
Piódão é a única entre as 12 aldeias que não tem um castelo. Uma defesa desnecessária, dado que Piódão fica numa encosta escondida na serra do Açor, perto da Serra da Estrela, a serra mais elevada de Portugal continental. Esta é uma aldeia tradicional, com habitações construídas em granito e xisto. Prepare-se para uma longa caminhada até à aldeia, dado que só assim se pode percorrer as ruas estreitas entre as casas antigas.
Com uma longa história, e mencionada em Foral de 1189, Linhares da Beira é uma vila medieval com o castelo no centro, estrategicamente localizado de frente para o rio Mondego. Não deixe de visitar a igreja românica com pinturas em madeira atribuídas ao grão-mestre do Renascimento português - Vasco Fernandes - conhecido como Grão Vasco (“O Grande Vasco”).
Como é comum a praticamente todas as aldeias, Trancoso foi, em tempos, um ponto de discórdia entre cristãos e mouros. No século XV, a aldeia viu chegar emigrantes judeus de Espanha, contribuindo para o património cultural da terra. Trancoso é conhecida pelas estreitas ruas de pedra e pela magnífica entrada da muralha da cidade, em homenagem a D. Dinis, que aqui casou com Isabel de Aragão, em 1288. Experimente uma especialidade local: sardinhas doces.
Embora a maioria dos edifícios de Marialva datem do século 16, esta bela vila medieval tem raízes na época romana. Segundo a tradição, quanto mais importante era uma cidade, mais degraus tinha o seu pelourinho. O de Marialva tem uns impressionantes oito degraus e este facto curioso faz parte do imaginário cultural local.
Como todas as aldeias, Castelo Rodrigo deve ser percorrida a pé, devido à dimensão das suas ruas. Perfeitamente restaurada no topo de uma colina, explore a antiga fortaleza e desfrute das vistas extraordinárias que alcançam território espanhol.
A vila herdou o nome do árabe ‘al-Ma'ida’ que significa "o planalto". No entanto, os mouros chegaram mais tarde, uma vez que esta zona foi colonizada desde a Idade do Bronze e do Ferro. No século XVII, uma fortaleza foi construída para proteger Almeida, fortaleza conhecida pelos desenhos em forma de estrela espalhados pelas paredes que a rodeiam.
A 20 minutos de carro de Almeida, grandes estátuas da Idade do Ferro guardam a entrada do castelo local. Em Castelo Mendo poderá caminhar por entre ruínas, túmulos e cisternas. Esta aconchegante vila medieval era um importante centro urbano por causa dos mercados de rua e posição defensiva. Hoje em dia, os visitantes são atraídos também pelo festival anual medieval, que acontece no final de março ou abril.
O castelo desta vila medieval, empoleirado num maciço granítico a cerca de 2500 metros acima do nível do mar, tem a particularidade de ser o mais antigo castelo da época romana construído na Beira Interior. Como é frequente nestas aldeias, Sortelha assenta sobre um território acidentado e rochoso. Uma igreja do século XIV, uma loja de artesanato e serviços de restauração, localizados na entrada do portal gótico, combinam para oferecer aos visitantes uma agradável visita.
Com vários cafés, lojas de antiguidades e lojas de lembranças, em Belmonte poderá conhecer o castelo que oferece mais do que simplesmente as suas muralhas, por isso não deixe de visitar o interior. Destaque ainda para o Museu Judaico e o Museu dos Descobrimentos. Os apreciadores de comida também podem visitar o Museu do Azeite.
O castelo local, situado no alto de uma colina, oferece vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante. Visitar em certas épocas do ano traz outros benefícios, incluindo festivais e concertos realizados na linda igreja na base da cidadela. Ao descer para a estrada principal, Castelo Novo fica perto da autoestrada A23. À direita encontra restaurantes típicos e, à esquerda, uma praia fluvial, popular ponto turístico nos meses de verão.
Famosa antes de ser reconhecida como aldeia histórica em 1995, Monsanto tinha sido declarada “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” em 1938. A parte mais antiga é também o seu ponto mais alto, onde os Cavaleiros Templários construíram uma torre. No caminho para o castelo, passará por uma caverna e pelo forno da vila. Veja o povoado original construído em torno da capela de São Miguel, as ruínas da Torre do Pião erguendo-se sobre a aldeia e enormes rochedos de pedra bruta que, segundo a lenda, foram colocados por gigantes.
Perfeita para fãs de arquitetura. Idanha-a-Velha é reconhecida como uma das aldeias mais antigas do país. A sua herança reflete influências celtas, clássicas romanas, visigóticas, árabes, medievais e manuelinas. Além disso, a igreja do século XVI contém a maior coleção de epígrafes romanas da Europa.
Parques para autocaravanas na Beira Interior
São várias as possibilidades de pernoitar:
Conheça todas as restantes áreas de serviço e respetivas localizações
SAIBA MAIS
Conteúdo produzido por:
Yescapa