Como saber se o carro tem os quilómetros alterados

Sinais e procedimentos a ter em conta

Comprar um carro usado é uma forma de ter uma viatura ainda recente por um preço mais acessível. Mas existem certos pontos a que deve estar atento para evitar um mau negócio. Um deles é ter atenção ao número de quilómetros, porque quantos mais quilómetros um automóvel tiver, menor valor terá. Por isso, as viaturas surgem por vezes com os quilómetros alterados. Se for comprar um carro usado, fique atento a alguns sinais e saiba o que fazer, caso desconfie que os quilómetros foram alterados.

5 sinais de que o carro pode ter os quilómetros alterados

  1. Interior do veículo
    Um carro com poucos quilómetros não apresenta estofos, volante, pedais, travões, borrachas, embraiagem e outros componentes com grande desgaste. Avalie se o estado do interior do veículo está de acordo com o número de quilómetros indicado.

  2. Exterior
    Tal como o estado do interior do automóvel pode indicar mais quilómetros do que os apresentados, o exterior da viatura também pode apresentar alguns sinais. Tenha especial atenção ao estado da pintura, ao capô, para-choques e jantes. Um carro que aparenta mais desgaste terá, à partida, percorrido bastantes quilómetros.

  3. Desgaste das peças
    O desgaste das peças do carro pode significar que o automóvel percorreu um número apreciável de quilómetros. Caso tenha possibilidade, peça para ver as peças do automóvel. E não se esqueça que ter peças novas pode significar terem sido trocadas, de modo a parecer que o número de quilómetros é menor. Se não tem conhecimentos suficientes para esta avaliação, opte por levar consigo um mecânico ou outra pessoa mais entendida em veículos.

  4. Documentos do veículo
    Antes de comprar um carro usado, peça sempre para ver os documentos do veículo. Desta forma, pode comparar os quilómetros que estão anotados no documento comprovativo de inspeção periódica obrigatória (IPO) com os atuais. Batem certo?

  5. Desempenho do carro
    Faça um teste de condução para perceber como está a caixa de velocidades, o acelerar e o travar. Um veículo com poucos quilómetros terá um melhor desempenho do que um com mais quilómetros.

Como saber se os quilómetros foram realmente alterados?

Se a viatura apresenta alguns dos sinais indicados, não estando de acordo o desgaste com o número de quilómetros apresentados, talvez o proprietário os tenha mesmo alterado. Para ter a certeza de que o veículo tem os quilómetros alterados, siga os seguintes passos:

Carros portugueses

Dirija-se a um dos balcões do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ou ao respetivo site. Deve ter consigo a matrícula do carro, para que possa pedir uma certidão de inspeção do IMT. Este pedido custa 30€, se efetuado presencialmente. Online, tem um desconto de 10%. Posteriormente, receberá uma carta com a informação da quilometragem do veículo em todas as IPO.

Carros importados

Caso esteja a ponderar comprar um carro estrangeiro, para saber se tem os quilómetros alterados, o procedimento é diferente. Pode consultar esta informação em autoDNA ou Automoli. Em ambos, a pesquisa deve ser efetuada através do VIN (Vehicle Identification Number, ou seja, o número de identificação do veículo). Desta forma, tem acesso a várias informações sobre o veículo, como o número de proprietários e de acidentes registados, assim como fotografias das seguradoras.

Avaliação por quem sabe

Se vai comprar um carro usado e tem dúvidas sobre o o seu estado e se os quilómetros foram alterados, opte por fazer uma peritagem mecânica com o ACP e obtenha um relatório detalhado de uma auditoria técnica mecânica. Para isso, basta ligar para o serviço de apoio ao sócio (215 915 915) ou enviar um email. Note que, de acordo com a lei, se um veículo registar na inspeção os quilómetros alterados pode reprovar imediatamente.

Conheça o serviço de peritagem mecânica ACP

MAIS DETALHES

scroll up