Fatores que influenciam o preço do seguro do carro

Saiba o que pode agravar o custo

Não é novidade para ninguém: um seguro automóvel é obrigatório por lei, na modalidade de responsabilidade civil. Todas as restantes coberturas são opcionais. Contudo, vale a pena contratar algumas. E são estas coberturas opcionais que tornam mais caro ou mais acessível o preço do seguro do carro. Mas não são os únicos fatores que contribuem para influenciar o valor do seguro.

Os seguros não são todos iguais

Já deve ter reparado nos diferentes preços para o mesmo seguro. Cada seguradora tem liberdade para definir o preço que acha justo para os seus serviços, mesmo quando se trata do seguro de responsabilidade civil automóvel — obrigatório por lei. Porém, os preços são semelhantes entre si, dependendo da empresa a quem contrata o seguro e do tipo de coberturas opcionais. Mas sabe em que se baseiam as seguradoras para definir o preço do seguro do carro?

Fatores que definem o preço do seguro do carro

Ainda que cada seguradora apresente preços diferentes, existem pontos comuns. E definem-se de acordo com o condutor e as características do veículo.

CONDUTOR

 O preço do seguro do carro aumenta consoante as características do condutor:

  • Número e gravidade de acidentes

É um dos fatores que mais influencia o preço do seguro do carro. Quanto maior o número de acidentes em que o condutor tenha sido responsável, maior a quantia a pagar.

  • Anos de carta

Um condutor com menos experiência de condução tem mais probabilidades de causar acidentes. É por isso que o seguro de um recém-encartado tende a ser mais caro.

Ser jovem não é uma vantagem ao contratar um seguro automóvel. Isto porque, os condutores com menos de 25 anos e com carta há menos de 5 têm mais probabilidades de terem acidentes. Logo, o preço do seguro do carro vai ser mais elevado para estes condutores. Se ao longo da vida se vai tendo descontos (dependendo se teve acidentes), a partir dos 70 anos, o caso muda de figura. É a partir desta idade que os reflexos, condições físicas e visão contribuem para a maior probabilidade de acidentes. Assim, o preço do seguro pode ser mais elevado a partir desta idade.

  • Local onde se conduz

Sabia que morar numa cidade com mais tráfego tem consequências no preço do seguro do carro? Numa localização com mais trânsito a probabilidade de ocorrerem sinistros aumenta, bem como acidentes, vandalismo ou assaltos. Com riscos acrescidos, as seguradoras cobram mais.

 AUTOMÓVEL

 As características do automóvel também têm impacto no preço:

  • Tipo de automóvel

O preço da viatura, a sua potência e cilindrada têm influência no preço do seguro do carro.

Se no seguro obrigatório de Responsabilidade Civil, a antiguidade do veículo seguro não tem impacto no preço do seguro, o mesmo já não se passa quando se contratam coberturas de danos próprios. À medida que o carro vai envelhecendo, o seu valor é reduzido automaticamente pelas seguradoras, mas a taxa que incide sobre o capital a segurar aumenta todos os anos, o que faz com que o prémio não reduza e a partir dos 4/5 anos de matrícula, até pode aumentar. Apesar do carro ter um valor de mercado inferior à medida que vai envelhecendo, as peças necessárias à reparação após a ocorrência de um acidente, têm sempre o mesmo custo. Por outro lado, os acidentes que originam a perda total do veículo são uma percentagem muito reduzida, com pouco impacto nos custos totais pagos pelas companhias de seguros. A cobertura dos danos próprios do veículo só é possível até 12 anos de matricula.

Um seguro automóvel que não olha a factos 

Idade do condutor, idade do veículo, concelho em que se circula, tipo de veículo… são vários os fatores que podem ter influência no preço do seguro do carro. Exceto se tiver o Seguro Automóvel do ACP. Sem limitações, este seguro tem preço fixo - 10,99€/mês - e muitas outras vantagens.

Conheça todos os detalhes sobre o Seguro Auto ACP
Saiba mais

scroll up