Como regular os espelhos do carro

Evite acidentes e conduza de forma mais segura

Ajustar os espelhos retrovisores de forma correta pode fazer a diferença para obter uma condução ainda mais segura. Pode parecer uma tarefa fácil, mas nem todos os condutores o sabem fazer corretamente. Saiba como ajustar os espelhos retrovisores e ter uma melhor visibilidade na estrada.

A importância dos retrovisores para obter uma condução mais segura

Durante a condução, 90% da informação recebida pelo condutor é recebida através da visão. A importância dos espelhos é, por isso, incontestável. Através dos espelhos é possível ver o que se passa na retaguarda e nas áreas laterais do automóvel, para poder efetuar manobras em maior segurança. Para diminuir os chamados ângulos mortos, os espelhos retrovisores devem estar posicionados de forma correta, de modo a diminuir a probabilidade de acidentes.

Como ajustar os espelhos retrovisores

Para ter a melhor visibilidade da estrada, indicamos-lhe todos os passos para ajustar os espelhos retrovisores da melhor forma.

  1. Ajuste o assento do condutor
    Antes de ajustar os espelhos retrovisores, é importante proceder ao posicionamento correto do banco do condutor. As costas devem ficar totalmente apoiadas e a perna esquerda deve ficar ligeiramente esticada quando se pressiona o pedal da embraiagem, sem necessidade de inclinar o corpo. Deve iniciar o ajuste dos espelhos após encontrar a posição confortável e correta posição de condução.

  2. Regule o espelho interior
    Depois de encontrada a postura correta de condução, o espelho interior central deve ser posicionado de forma a ter visibilidade total do vidro traseiro. O objetivo passa por ver a estrada atrás apenas movimentando os olhos e não a cabeça.

  3. Regule o espelho esquerdo
    É o espelho mais importante para as ultrapassagens, devendo estar orientado para que veja, sem virar a cabeça, o mínimo possível da carroçaria do carro e o máximo possível da estrada. Ao regular este espelho de forma correta reduz o ângulo morto. A altura do espelho, deve permitir ver ao longo da via, de forma centrada.

  4. Regule o espelho direito
    Deve estar ajustado, de modo a ver o mínimo possível da área lateral do carro, mas de forma a permitir ver a estrada de forma centrada. Tal como o espelho do lado esquerdo, ao regular este espelho de forma correta reduz o ângulo morto.

  5. Faça pequenos ajustes conforme os momentos
    A posição de condução pode variar ao longo do tempo. Assim, é necessário verificar os espelhos sempre que conduzir. Pequenos ajustes, sobretudo no espelho interior quando transporta passageiros ou mercadorias no banco traseiro, podem ser necessários.

  6. Auxiliares
    Os modelos de carros atuais possuem auxiliares sonoros ou visuais que indicam a aproximação de outros carros. Nalguns casos, podem estar equipados com espelhos retrovisores convexos que aumentam a segurança. Em modelos mais antigos, pode ser necessário reforçar a visibilidade através de pequenos espelhos auxiliares (que diminuem os ângulos mortos) colados diretamente no retrovisor. Avalie a sua necessidade e siga as instruções de colocação.

Segurança garantida na estrada

Apesar dos ajustes dos espelhos retrovisores reduzirem o risco de acidente, os imprevistos acontecem. Por isso, importa ter do seu lado um seguro que o auxilie em qualquer circunstância. O Seguro Automóvel ACP garante assistências ilimitadas em caso de acidente, avarias ou danos nos pneus, com um preço único de 10,99€/mês para qualquer cilindrada e em qualquer região do país.

Conheça todas as vantagens do Seguro Automóvel ACP

TODOS OS DETALHES

scroll up