Por que razões existem categorias e idades definidas para conduzir motos?
O sistema de categorias de carta de condução de motociclos possibilita uma progressão e aprendizagem adequadas à experiência dos condutores. A idade permite uma progressão por etapas, que é estabelecida por um tempo de permanência mínimo de 2 anos em cada categoria.
Por outro lado, a existência de vários tipos de motos levou à necessidade de enquadrar legalmente cada um dos diversos tipos de veículos que, pelas suas características técnicas, encontram-se separados em diversas categorias.
Primeiros passos
Para obter e tratar da carta é obrigatória a inscrição numa escola de condução e aprovar no exame de condução respetivo, constituído por prova teórica e prova prática. É o caso do Miguel Oliveira que, apesar de toda a sua experiência em pista, só recentemente obteve a obrigatória carta de condução de moto para circular em estrada.
O que é necessário para tirar a carta de condução de motociclos?
Estes são os requisitos exigidos para a obtenção das cartas de condução A, A1 ou A2:
- Aptidão física e mental
- Residir em Portugal
- Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução
- Aprovar nos exames de condução e de código respetivos
- No caso da categoria A, ter completado 24 ou 20 anos (desde que possua 2 anos de habilitação da categoria A2)
- No caso da categoria A2, ter completado 18 anos de idade
- Para se candidatar à categoria A1, precisa de ter pelo menos 16 anos e uma autorização escrita de quem exerça o poder paternal (caso não tenha completado os 18 anos)
Resumo das categorias da carta de condução de motociclos, idades e habilitações permitidas
Como funcionam as aulas em cada categoria?
Os futuros motociclistas podem começar a receber as obrigatórias aulas teóricas e práticas 6 meses antes de completarem a idade mínima obrigatória para a obtenção da carta de moto.
As categorias A1, A2 e A requerem 32 horas teóricas, 12 horas práticas e 120 a 200 km percorridos. No caso da categoria AM, o exame exige uma prova teórica e outra prática, bem como de uma autorização parental.
E quem já tem carta de condução de ligeiros?
Se já possuir a carta de condução B (veículos ligeiros) e está a pensar adquirir uma moto, basta frequentar 5 aulas teórico-práticas e 2 práticas.
A lei estipula que os condutores habilitados com a categoria B estão autorizados a conduzir motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW (categoria A1), desde que tenham idade igual ou superior a 25 anos ou, não o sendo, sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
Está a pensar tirar a carta de condução de motociclos ou deseja obter mais informações?
Contacte o ACP