As inundações são catástrofes naturais que provocam danos irremediáveis e colocam vida em perigo. No inverno, as previsões de chuva forte, com risco de cheias repentinas são frequentes: sinal de que deve adequar o seu comportamento antes e depois de entrar no automóvel. Caso seja surpreendido por muita água a circundar o carro – e com tendência a aumentar – saiba o que deve ter em conta.
O que deve fazer numa inundação?
Se a água está a subir irremediavelmente, sem poder prosseguir marcha, a solução não é abrir a porta do carro, mas sair pela janela. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos explica que, com a força das águas, torna-se extremamente difícil manobrar o veículo, pois os diferentes níveis de pressão interior e exterior podem causar danos, quer ao carro, quer ao condutor. Nestas circunstâncias, é recomendável guardar um pequeno martelo no porta-luvas para facilitar a quebra dos vidros e permitir a saída em segurança.
É possível que, devido à profundidade da água e à altura do carro, a recomendação acima não seja possível. A regra de ouro é manter a calma. Siga os seguintes passos:
- Reduza substancialmente a velocidade e tenha atenção à presença de água nas vias.
- Acelere de forma suave, uma vez que a travagem e o comportamento do carro ficam condicionados numa estrada inundada.
- Evite passar por túneis.
- Ao abandonar a área inundada, trave suavemente algumas vezes para ajudar a eliminar o excesso de água nos travões.
- Se estiver num carro de transmissão manual, mantenha-se numa velocidade mais baixa. Num carro automático, se tiver a possibilidade de engrenar também uma marcha mais lenta, faça-o.
- Se o carro ficar submerso numa zona sensível, não deve tentar salvar a viatura.
Como é que a água danifica um carro?
Em caso de inundação, muitos componentes de um automóvel ficam em risco de avaria. No motor, a água entra nos cilindros podendo ficar gravemente avariado caso o tente ligar. Quanto ao sistema elétrico, se os cabos ficarem encharcados deixam também de funcionar, e a reparação pode ser dispendiosa.
Resista à tentação de voltar a ligar o automóvel. Ligue as luzes de emergência, imobilize o veículo e desloque-se, se possível, a pé para um terreno mais elevado.
E o que acontece num veículo elétrico?
Atravessar uma zona alagada com um carro elétrico nunca é aconselhável. No entanto, estes veículos podem suportar níveis de água mais elevados, uma vez que não têm entradas de ar ou sistemas de escape. Tais fatores não eliminam o risco por completo, uma vez que há ainda a possibilidade de diversos danos, bem como dos componentes eletrónicos.
Se o nível de água for substancialmente alto, os estragos podem chegar às unidades elétricas de controlo, impedindo o normal funcionamento do carro.
Conte com o ACP
Se o seu veículo avariar devido a uma inundação, chame a Assistência em Viagem ACP para que o mesmo seja transportado para uma oficina especializada. Siga os cuidados que lhe indicámos e lembre-se sempre que a segurança é o mais importante.
Conheça o serviço de Assistência em Viagem ACP
Saiba mais