Segundo inquérito
do Banco de Portugal acerca da literacia financeira dos portugueses em 2023, o indicador global de literacia financeiro médio dos portugueses melhorou ligeiramente para 62,7 pontos (61,8 em 2020). Contudo, e de acordo com o relatório, todos os indicadores em 2023 têm valores médios inferiores aos de 2015.
Abordado de forma direta no relatório de 2015, o conceito de spread foi abandonado dos relatórios posteriores. Tendo em conta os resultados obtidos em 2015 (apenas 21,4 por cento dos indivíduos sabem o que é o spread), falar sobre este conceito torna-se uma obrigação intemporal.
1. O que é o spread?
Segundo o Banco de Portugal, o spread é "uma componente da taxa de juro, definida pelo banco, contrato a contrato, quando concede um empréstimo". Numa definição simples, o spread não é mais do que o lucro do banco quando concede um empréstimo.
2. Como é definido o spread?
O spread é sempre determinado pelo banco que concede o empréstimo em função de vários indicadores:
- Avaliação do perfil e definição do risco de crédito do cliente
- Valor do empréstimo
- Relação entre o valor do empréstimo e a avaliação do bem a dar como garantia
- Contratação, por parte do cliente, de produtos extra ao crédito (seguros, cartões de crédito, depósitos a prazo)
3. O banco pode aumentar o meu spread?
Tal como o Banco de Portugal refere, a "renegociação (do spread) depende, (…) do comum acordo entre o cliente bancário e a instituição de crédito". Assim, o banco não pode alterar o spread sem consentimento do cliente salvo, por exemplo, nas seguintes exceções:
- Incumprimento de prestações associadas ao empréstimo
- Deixar de subscrever pelo menos um dos produtos ou serviços previstos no contrato inicial para beneficiar de um spread mais reduzido, por exemplo seguros, deixar de ter o(s) vencimento(s) domiciliado(s) ou cancelar o(s) débito(s) direto(s) associados à conta.
4. Posso negociar o spread associado ao meu contrato?
Pode e deve fazê-lo, se o seu spread estiver acima do que pensa ser o valor praticado no momento. A negociação é tanto mais fácil quanto melhor for a sua relação com o seu banco. A contratação de produtos e/ou serviços adicionais podem permitir também baixar o seu spread. No entanto, é necessário perceber se os custos com estes produtos compensam a redução do valor do spread. Atendendo a que neste momento a maioria dos bancos está a praticar um spread abaixo dos 2%, se o seu for superior é a altura ideal para iniciar a negociação.
Tem a certeza que tem o melhor spread disponível tendo em conta o seu empréstimo?
Um seguro de vida à medida do seu crédito habitação
O ACP oferece-lhe soluções que permitem poupar dinheiro todos os meses, através do Seguro Vida Crédito Habitação. Uma solução simples, mas completa, com as melhores coberturas de proteção para toda a família. Em caso de falecimento ou invalidez, o Seguro Vida Crédito Habitação do ACP garante o pagamento do capital em dívida ao banco.
Se já tem um seguro de vida associado ao crédito habitação, lembre-se que pode mudar e poupar mais todos os meses. Experimente simular e fique a saber qual o seguro de vida para o crédito habitação que mais lhe compensa.
SAIBA MAIS