Chave presa na ignição: o que fazer

Como evitar e como resolver quando sucede

A chave presa na ignição acontece mais vezes do que se pensa. Mas nem sempre se está preparado para resolver o problema, sobretudo quando nunca aconteceu. A chave presa na ignição pode ocorrer ao ligar o motor — a chave não roda— ou ao terminar uma viagem, sem que se consiga retirar a chave da ranhura.

5 causas mais comuns de chave presa na ignição:

  1. Volante trancado

    Muitos automóveis estão equipados com sistema antirroubo. Tal significa que o volante fica trancado e a chave não roda na ignição.

    O que fazer: para desbloquear o volante, pode consultar-se o manual do automóvel. Porém, na maioria das vezes, basta rodar suavemente o volante para a esquerda ou para a direita, enquanto se movimenta a chave na ignição.

  2. Chave deformada ou desgastada

    As chaves do carro andam por todo o lado: no bolso, na mala, na mochila, caem ao chão, são atiradas para cima de mesas... Com o tempo, desgastam-se e podem deformar. Como consequência, podem dar problemas ao rodarem na ignição.

    O que fazer: não force a chave, pois pode danificar o cilindro, aumentando as despesas. Pode usar a chave suplente (se a possuir) e procurar ajuda profissional para resolver o problema da chave principal.

  3. Bateria do carro descarregada

    Nalguns automóveis, se a bateria descarregar, a chave pode ficar presa na ignição ao iniciar ou terminar a marcha (embora esta última seja menos comum).

    O que fazer: para identificar se o problema é causado pela bateria, ligue as luzes ou o rádio — se não ligarem, a bateria está provavelmente descarregada e deve chamar a assistência em viagem.

  4. Problemas com o cilindro

    O cilindro, ou seja, a peça onde a chave encaixa no carro, também se pode desgastar com o tempo. A forma mais fácil de perceber se o problema da chave presa na ignição tem origem no cilindro, é tentar usar a chave suplente.

    O que fazer: se o problema se mantiver com a chave suplente, a causa provável relaciona-se com o desgaste do cilindro. A solução passa pela substituição numa oficina.

  5. Sujidade

    A chave pode acumular sujidade, transportando-a, com o passar do tempo, para o interior do cilindro.

    O que fazer: para limpar o cilindro, pode usar um lubrificante próprio e, se possível, fazê-lo com recurso a ar comprimido. Pode, também, limpar periodicamente a chave, de modo a evitar que a sujidade atinja o cilindro.

Assistência chave na mão

Muitas vezes, a causa da chave presa na ignição pode não ser clara. Por isso, é necessária a ajuda de profissionais. Esta é sempre uma alternativa melhor do que tentar forçar, correndo o risco de causar ainda mais danos. A Assistência em Viagem ACP tem a possibilidade de abrir o seu carro sem danificar a viatura e resolver o problema, de modo a que possa seguir viagem.

Conheça todas as vantagens da Assistência em Viagem ACP

TODOS OS DETALHES

scroll up