3 rotas de sonho para as suas férias em Portugal

De norte a sul, um país por descobrir

Portugal é um país maravilhoso, com uma oferta de paisagens e cultura sem igual. Acompanhando a linha da costa ou com as serras a recortar o céu imenso que se ergue sob o tablier, as estradas secundárias são a forma mais rápida de chegarmos ao coração e à alma do país. Para descobrir estes trilhos, basta virar na saída mais próxima e seguir pelos caminhos que nos conduzem à autenticidade local do ser português.

Este ano, opte por fazer férias em Portugal. De norte a sul do país, indicamos-lhe três rotas que tem mesmo de fazer, com dicas onde pernoitar e o que não pode mesmo deixar de conhecer. E saborear. Em família ou com amigos, só há uma coisa que não pode ficar para trás: a assistência em viagem. Mas não se preocupe com isso, deixe por conta do ACP.

O vale encantado

Alto Douro Vinhateiro

368 km - 4 dias


Foi classificada pela UNESCO como Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, em 2001. A região do Alto Douro Vinhateiro combina a natureza do vale do Rio Douro com a ação ancestral humana, que adaptou o espaço às necessidades agrícolas. Resultado: socalcos repletos de vinhas e paisagens de cortar a respiração.

Pontos do itinerário:

Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Barca d’Alva, São João da Pesqueira, Pinhão, Peso da Régua, Resende, Cinfães e Porto.

Tipos de percurso:

Estrada nacional e autoestrada. Se alguma coisa não correr como previsto, lembre-se que a assistência em viagem é o seu melhor amigo. Não se esqueça de abastecer o veículo em Miranda do Douro, antes de partir. Mas se não o fez, existem pelo caminho postos BP, nos quais pode utilizar as vantagens ACP.

Locais de interesse:

Parque Natural do Douro Internacional, Gravuras Rupestres do Mazouco, Estação Ferroviária de Barca d’Alva, Museu do Vinho, Miradouro de Casal de Loivos, Museu do Douro, Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Museu Serpa Pinto, Zona da Ribeira do Porto.

O que comer:

Posta mirandesa, cabrito assado no forno ou arroz de cabidela. Para sobremesa, peixinhos de chila ou biscoito da Teixeira.

Onde ficar:

Quinta do Salgueiro, Chalé sobre o Douro, Casa de São Domingos, Cerrado dos Outeirinhos. Já é sócio ACP? Descubra os locais com descontos especiais.

Recordação da viagem:

Vinho do Porto

Mar (sempre) à vista

De Sines a Sagres

146 km - 3 dias


Passar férias em Portugal tem esta vantagem: poder conjugar o melhor de duas regiões. Neste caso, do Litoral Alentejano e do Algarve. O mar vai estar sempre a acompanhá-lo, assim como a assistência em viagem do ACP.

As praias deslumbram por serem tantas e tão distintas. Umas, com areais extensos, outras rodeadas de arribas, de xisto e calcário que contam a história deixada pelo mar, ainda hoje agitado e com tonalidades dignas de aguarelas.

Pontos do itinerário:

Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Odeceixe, Aljezur, Carrapateira, Vila do Bispo e Sagres.

Tipos de percurso:

Uma rota sempre por estradas nacionais. Ficou atascado numa das muitas praias ou o carro também decidiu tirar férias? O ACP ajuda-o com o serviço assistência em viagem e fica tudo resolvido no momento.

Locais de interesse:

Castelo de Sines, Praia da Ilha do Pessegueiro, Cascata das Furnas, Gruta do Cabo Sardão, Moinho de Vento de Odeceixe, Praia da Amoreira, Praia da Bordeira, Igreja da Vila do Bispo, Fortaleza de Sagres.

O que comer:

Carne de porco à alentejana, marisco, peixe fresco, mexilhões, búzios, caldeirada à moda de Sagres, massada de peixe. Como sobremesa, e já no Algarve, peça um bolo de mel acompanhado de aguardente de figo.

Onde ficar:

Monte dos Parvos, Casa dos Cantoneiros (Aljezur), Pousada de Sagres. Descubra outras sugestões com preços especiais para sócios.

Recordação da viagem:

Uma fotografia do pôr-do-sol na Praia da Arrifana, onde a falésia abraça a praia banhada por uma baía.

Férias em Portugal, de lés a lés

N2 Chaves - Faro


Os Estados Unidos da América têm a famosa Route 66. Uma estrada que atravessa as terras do Tio Sam, da Califórnia ao Illinois em cerca de 4 mil quilómetros.

Em Portugal, numa escala mais pequena, temos a Estrada Nacional 2. Ou N2 para os amigos. De Chaves a Faro divide, literalmente, o país ao meio. Com tamanho percurso, é bom que conte com uma assistência em viagem exímia, “não vá o diabo tecê-las”.

São 35 municípios; 11 distritos, 11 rios, e 4 serras. Todos com diferentes realidades, geografias, paisagens e clima. Quem disse que fazer férias em Portugal era aborrecido?

Pontos do itinerário:

Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Lamego, Castro Daire, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Góis, Pedrógão Grande, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ponte de Sôr, Avis, Mora, Coruche, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, São Brás de Alportel, Loulé e Faro.

Tipos de percurso:

Tal como o nome indica, é um percurso feito por estrada nacional. Preocupado com o abastecimento? Tire apontamentos aqui. Uma dica importante: não se esqueça de mostrar o seu cartão de sócio ACP nos postos de combustível BP. A sua carteira vai agradecer.

Locais de interesse:

Ponte Romana de Trajano, Museu das Caves Santa Marta, Balneário Romano de São Pedro do Sul, Castelo da Lousã, Centro Histórico de Góis, Centro Geodésico de Portugal, Convento de São Bento de Avis, Fluviário de Mora, Observatório do Sobreiro e da Cortiça, Castelo de Montemor-o-Novo, Paço dos Henriques, Museu da Ruralidade, Convento da Nossa Senhora da Assunção (Museu Municipal de Faro).

O que comer:

Míscaros, tripas, cabrito assado, arroz de lampreia, chanfana, bucho, maranho da Sertã, migas, ensopado de borrego, arroz de lingueirão. Para sobremesa, delicie-se com a enorme variedade de doces conventuais ao longo do país: tigelada, queijada de requeijão, areias do Sorraia, chibo (doce de mel) e figos cheios.

Onde ficar:

Vidago Palace, Pousada de Viseu, L'and Vineyards, Montargil Monte Novo, Monte Góis Country House e Spa, Pousada Palácio de Estoi. Lembre-se que os sócios ACP têm sempre descontos.

Recordação da viagem:

Em cada um dos 35 municípios, tire uma fotografia com o marco a assinalar a N2. Ou, para os amantes da gastronomia, compre uma cesta e reúna uma especialidade gastronómica de cada localidade.

scroll up