Subviragem e sobreviragem: o que são e as diferenças

Conceitos essenciais na segurança e controlo do seu veículo

Ao conduzir é essencial conhecer os conceitos de subviragem e sobreviragem, pelo papel crucial na segurança e controlo do carro. Saiba o que significam e como os distinguir, para uma condução mais segura e eficiente.

O que é a subviragem?

A subviragem ocorre quando o veículo não curva na direção em que o condutor movimenta o volante. Por outras palavras, a frente do carro "escorrega" em direção ao exterior da curva.

Causas possíveis:

Em que se distingue a subviragem?

Há sinais claros de subviragem a que os condutores devem estar atentos. O volante pode ficar mais leve, com menos resposta às manobras. Além disso, o carro tende a alargar a trajetória da curva, aproximando-se do exterior da via. A sensação é a de que a frente do veículo está a perder a aderência e a "escorregar" para fora da curva. É importante não forçar o volante ainda mais para a curva, porque pode agravar a situação.

O que é a sobreviragem?

A sobreviragem ocorre quando a traseira do veículo perde aderência ao curvar. Nesse caso, o carro "derrapa" em direção ao interior da curva.

Causas possíveis:

Em que se distingue a sobreviragem?

A subviragem e a sobreviragem apresentam sinais distintos. No caso da sobreviragem, o volante pode ficar mais pesado e resistente às manobras, exigindo um esforço maior do condutor. Além disso, o carro pode ter a tendência de "soltar a traseira", deslizando em direção ao exterior da curva. É importante manter a calma e evitar a tentação de acelerar ainda mais para corrigir a trajetória, pois isso pode agravar a situação.

Como reagir perante a subviragem e a sobreviragem?

Perante a subviragem, o condutor deve reduzir a velocidade antes de entrar na curva e evitar brusquidão no volante. Ao sentir que o carro está a subvirar, o ideal é aliviar o acelerador gradualmente e virar o volante suavemente na direção desejada, permitindo que os pneus dianteiros recuperem a aderência.

Na sobreviragem, é importante manter a calma e evitar a tentação de travar bruscamente as rodas traseiras. O condutor deve aliviar o acelerador gradualmente e, se necessário, corrigir a trajetória virando o volante suavemente na direção oposta à derrapagem, permitindo que os pneus traseiros ganhem aderência novamente.

Em resumo, subviragem e sobreviragem são fenómenos que podem ocorrer durante a condução e afetar a estabilidade do veículo. É essencial reconhecer os sinais e saber reagir, de forma a manter a segurança na estrada. Ao aplicar as técnicas adequadas, os condutores podem beneficiar de uma condução mais tranquila e minimizar potenciais riscos, com mais segurança e controlo.

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