Novos fundamentos da Lexus com a novidade RZ e o novo RX

| Revista ACP

A filosofia de desenvolvimento da Lexus abre um novo capítulo com o totalmente elétrico RZ 450e.

LEXUS-RZ-1-900

A tecnologia híbrida é um dos pontos fortes da Lexus que aposta num atualizado RX, com diferentes opções de motorizações eletrificadas e um vasto leque de novas soluções. Mas, sem dúvida, que a grande novidade é o Lexus RZ, um totalmente elétrico carregado de tecnologias e com um pacote de soluções deveras interessante. O novo RZ 450e só deverá ser visível nas estradas europeias a partir de março, embora as encomendas possam ser efetuadas já em janeiro.

Em Portugal o novo RZ mostrou o seu agressivo e elegante design, levantando a ponta do véu sobre o que deverá ser um veículo elétrico inteligente e luxuoso onde o espaço é nota dominante, mas também a elegância a todos os níveis. O Lexus RZ pretende ser um veículo totalmente previsível e linear, que apresenta soluções para quem pretende assumir as novas regras elétricas de uma forma luxuosa e eficiente. Um verdadeiro salto tecnológico para uma nova geração.

Confiança, controlo e conforto fazem parte do ADN dos futuros Lexus, como comprovam os mais recentes RX e RZ. O primeiro SUV de luxo do mundo surgiu em 1999 e o RX soube assumir essa responsabilidade, surgindo em 2005 o RX 450 h, o primeiro SUV híbrido. A nova geração do RX assenta na nova plataforma GA-K e oferece três opções de motorização. O híbrido 350h tem por base o bloco de 2,5 litros com 250 cv, enquanto a versão Plug-in 450h oferece 309 cv a partir do mesmo bloco a gasolina e de um motor elétrico. O mais desportivo RX 500h conta com um motor de 2,4 litros Turbo, suspensão variável, eixo traseiro direcional, sendo o primeiro híbrido Turbo que conta com caixa automática de 6 velocidades.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Lexus RX apresenta linhas mais elegantes, é mais espaçoso e o interior apresenta um novo design com materiais de elevada qualidade. A bagageira cresceu 73 litros em relação à geração anterior e no interior, tudo está especialmente direcionado para o condutor, que conta com uma assinalável melhoria de visibilidade em todos os ângulos. Novas funcionalidades ao nível da conetividade e multimédia, assistente de voz (Hey Lexus) e um sistema de som de última geração, são apenas alguns aliciantes do novo RX, equipado também de série com reforçados sistemas de segurança (Lexus Sfety System), O 350h e 450h contam com quatro níveis de equipamento, enquanto o 500h é equipado com o sofisticado e atraente nível FSport, Em relação a preços, a versão híbrida PHEV 450h é a grande aposta do importador, com preços entre os 83.500€ e os 99.000€, enquanto o híbrido 350h conta com um leque de preços entre os 93.500€ e os 108.500€. O 500h estará disponível por 122.000€, com todas as opções disponíveis a partir de janeiro.

Lexus RZ a grande novidade - Um verdadeiro salto para a nova geração de veículos elétricos. Assente na plataforma e.TNGA, que promove maior habitabilidade, o RZ, que conta com um chassis mais leve, é sem dúvida o último grito da Lexus que promoveu um primeiro contacto estático com o modelo. Dois motores elétricos, um no eixo dianteiro, outro no eixo traseiro, uma gestão de tração e potência (Direct4), que possibilita uma distribuição às rodas da frente, traseiras ou às quatro rodas, transformam o RZ 450e num automóvel elétrico mais apetecível.

Com bateria de 71,4 KWh, uma autonomia que oscila entre os 395 Km e os 440 km, o novo RZ impressiona pelo design exterior, contando também com um interior redesenhado, mais moderno e minimalista. Entre muitas novidades de equipamento e tecnologia, de realçar um tejadilho sensível à luz, oscilando entre o opaco e o transparente, consoante a intensidade da luz exterior. Em 2024 deverá surgir o volante oval OMG, que no futuro deverá equipar diversos modelos. A novidade Lexus RZ 450e vai contar com cinco níveis de equipamento, mas ainda sem preços definidos para Portugal.

scroll up