O efeito das temperaturas extremas na autonomia das baterias revela-se como uma preocupação para qualquer condutor, ou potencial condutor, de veículos elétricos. Um ambiente demasiado quente repercute-se negativamente na autonomia e no desempenho destas viaturas. Conheça o verdadeiro impacto do calor num carro elétrico e como evitar consequências negativas.
O calor excessivo afeta a autonomia de um carro elétrico?
As baterias de iões-lítio, frequentes nos modelos mais recentes pelo seu bom desempenho de descarga e rápida capacidade de recarga, apresentam algumas limitações, como a sensibilidade às temperaturas mais intensas.
Para quantificar o impacto do calor num carro elétrico, nomeadamente em termos de autonomia, um estudo da American Automobile Association (AAA) colocou em teste cinco modelos elétricos em temperaturas muito quentes e muito frias, tendo como valores de referência aqueles que são registados num ambiente considerado ótimo (24 °C). A análise concluiu:
- Quando as temperaturas sobem até aos 35 °C utilizando o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) a autonomia diminui, em média, cerca de 17%.
- Com o ar condicionado desligado, nas viaturas sujeitas ao mesmo contexto térmico, as perdas de autonomia situaram-se, em média, nos 4%.
Estes valores variam em função do modelo, considerando as diferenças entre as baterias e as suas especificidades. Num dos modelos analisados pelo estudo da AAA, as perdas de autonomia com a utilização de ar condicionado ultrapassaram os 20%.
Outro estudo, que examinou o desempenho de 6.000 automóveis elétricos, chegou a conclusões similares. Comprovou que o indicador SOH (State of Health) — medida da quantidade de energia que uma bateria pode fornecer (kWh) em cada momento — decresce mais rapidamente nos veículos expostos a climas muito quentes.
Os veículos elétricos também podem ter problemas de sobreaquecimento?
O impacto do calor num carro elétrico pode verificar-se no sobreaquecimento da viatura. Trata-se, contudo, de um problema mais comum nos carros com motores de combustão.
O sistema de refrigeração dos automóveis elétricos tem aqui um papel central. Além de garantir que a bateria de tração funciona nas condições térmicas ideais — protegendo-a das temperaturas extremas — é fundamental para o funcionamento do motor elétrico de tração e do conversor de potência (inversor).
A manutenção periódica deste sistema — com especial atenção para os níveis do líquido de refrigeração — revela-se indispensável para evitar problemas de sobreaquecimento. Este cuidado é ainda mais urgente nos meses de verão.
Como evitar o impacto do calor num carro elétrico?
Considerando o impacto do calor num carro elétrico em termos de autonomia e vida útil da bateria, torna-se necessário adotar algumas estratégias que protejam a viatura:
- Carregue o seu veículo apenas até aos 80%
Uma prática que deve estar nos hábitos de qualquer condutor de automóveis elétricos. Todavia, é particularmente relevante nos dias de maior calor. Dessa maneira poderá evitar mais facilmente o sobreaquecimento da bateria e a degradação das células. Reserve os carregamentos totais apenas para as grandes viagens, por exemplo.
- Estacione em locais resguardados
Sempre que possível, evite colocar o carro ao sol nos dias mais quentes. Este cuidado é ainda mais importante aquando do carregamento. A temperatura ideal para abastecer é entre os 10°C e os 30°C.
- Limite a velocidade e a utilização de acessórios
Uma das estratégias para contornar o impacto do calor num carro elétrico passa pela adaptação da condução. Além de evitar as acelerações bruscas, pode recorrer ao modo ECO, que limita algumas funções. Para poupar energia pode, igualmente, limitar o uso dos sistemas de infotainment (interface áudio/vídeo, comandos de voz, etc.) ou do ar condicionado.
- Dê primazia aos modelos com bomba de calor
Aquando da análise das opções do mercado, privilegie os modelos equipados com bomba de calor. Com este mecanismo, o veículo recorre à energia térmica do sistema de propulsão elétrica e dos componentes eletrónicos para economizar na climatização do habitáculo (no arrefecimento ou no aquecimento). Saiba mais sobre este mecanismo.
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