Treze anos após a primeira edição, o Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, mais de 30 mil pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel. Um recorde atingido a todos os níveis, de inscritos na Rampa Histórica no Caramulo, de equipas internacionais, de passeios e concentrações, de visitantes que atenderam ao evento no seu clássico, patrocinadores e apoios no Caramulo Motorfestival até às entradas no museu em apenas três dias, o número mais alto desde a sua fundação há quase 70 anos, para visitar a coleção permanente automóvel e de arte, assim como as exposições temporárias “Porsche: 70 Anos de Evolução” e “The Power of the Force: Brinquedos e Cartazes da Guerra das Estrelas (1977-85)”.
“Treze anos depois da primeira edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar mais contentes com o que o Caramulo Motorfestival cresceu e se tornou. Pretendíamos que esta edição fosse um momento de viragem e cumprimos com esse objetivo em toda a linha. Ainda mais agora que demos início a esta importante parceria organizativa com o Automóvel Club de Portugal que nos vai permitir divulgar e desenvolver ainda mais a paixão motorizada em Portugal, além de impulsionar a região do Caramulo como destino de excelência,” afirma a organização.
Mais uma vez, o Caramulo Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel único de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto automóvel nacional da atualidade. Um dos momentos mais emotivos do Motorfestival foi a receção de Cyril Neveu. O cinco vezes vencedor do Rally Paris-Dakar subiu a Rampa aos comandos da África Twin de Ricardo Megre e, após o regresso ao ponto de partida em frente ao Museu Caramulo, e perante todo o público presente, autografou o depósito de combustível da moto, tornando-a numa verdadeira peça de museu.
Ainda entre os pilotos convidados, destaque para as presenças de Valentino Bolboni, piloto de testes da Lamborghini desde 1968, Pedro Lamy, André Villas-Boas, José Pedro Fontes, Francisco Sande e Castro, Miguel Barbosa, Joaquim Rino, Rosário Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, e os jovens da Oliveira Cup Afonso Almeida e Dinis Borges.
O evento contou, como sempre, como inúmeros passeios, concentrações e ralis, incluindo o quarto Passeio Clássicos ACP, além de uma Feira de Automobilia, parada militar, espetáculo aéreo, pista todo-o-terreno, atividades radicais, parada de bicicletas, subidas de motos antigas e de competição, um Monster Truck Show e um espetáculo de drift, além de vários apontamentos de música ao vivo. Novidade a que o público não ficou indiferente foi a presença do Lamborghini Aventador, a abrir a Rampa Histórica do Caramulo.
Museu apresentou “Messi” totalmente restaurado
Um dos grandes momentos do fim-de-semana, talvez mesmo o mais emotivo, foi a apresentação do Messerschmitt KR200. Também conhecido como “Messi”, este pequeno carro construído após a Segunda Guerra Mundial e que tinha por filosofia aproveitar todos os recursos possíveis, foi totalmente recuperado pelo Museu do Caramulo através daquela que foi a primeira iniciativa de crowdfunding. O restauro deste Messi de 1958 estendeu-se ao longo de dois anos e só foi possível graças ao apoio das 150 pessoas que responderam de forma afirmativa à iniciativa de angariação de fundos através da internet, uma aposta que os responsáveis pelo Museu do Caramulo já confessaram que vão repetir com outros veículos do espólio do museu.