A Mercedes-Benz apresentou a 8 de dezembro de 1982 o modelo W201 que faz parte da história de sucesso do Classe C, tendo todos os veículos deste segmento a designação desde 1993.
Inovador na tecnologia e design, estabeleceu-se com sucesso nos mercados mundiais e atingiu vários marcos históricos como veículo de competição no Campeonato Alemão de Turismo (DTM). Atualmente o W201 é um jovem clássico extremamente popular e tão atrativo quanto o era aquando da sua estreia.
Mais conhecido como o "190" ou "Baby-Benz", o modelo celebrou a sua estreia com dois motores de quatro cilindros a gasolina: 190 era a designação atribuída inicialmente à versão equipada com motor de 90 cv. de potência. O 190 E a gasolina com sistema de injeção produzia 122 cv. de potência.
O 190 E 2.3-16 também demonstrou as suas capacidades desportivas na inauguração do novo circuito de Nürburgring: a 12 de maio de 1984, 20 pilotos inauguraram o novo circuito com uma prova ao volante deste veículo. O vencedor foi o piloto Brasileiro Ayrton Senna. O topo de gama era 190 E 2.5-16 Evolution II de elevada potência (235 cv).
Este modelo também formou a base para o bem-sucedido veículo de competição que participou no Campeonato Alemão de Turismo (DTM) desde 1990.