O episódio passou-se no Reino Unido, em janeiro de 1896, quando a lei exigia que os automóveis cumprissem o limite de 2 milhas por hora (cerca de 3 km/h) e que à sua frente seguisse um homem a pé de bandeira vermelha em punho (o ser humano caminha, em média, a 5 km/h). Mas Walter Arnold decidiu transgredir ao passar por Paddock Green, em Kent, a circular quatro vezes mais acima da velocidade permitida, exatamente a 8 milhas por hora (13 km/h) e sem ninguém à frente do veículo.
Resultado: foi mandado parar por um polícia que curiosamente circulava de bicicleta e multado em um xelim, mais custos. Azar dos azares, é que depois da aplicação desta primeira multa na história automóvel, a lei alterou o limite de velocidade máxima fixando-a nas 14 milhas ou seja em cerca de 23 km/h.
Para comemorar esta mudança, os automobilistas realizaram uma corrida de Londres a Brighton, conhecida por “Corrida da Emancipação” em que também Arnold participou, tendo ganho uma medalha de ouro pela sua condução “particularmente distinta”. Corrida essa que ainda hoje se realiza, onde clássicos até 1905 recriam a mítica viagem entre as duas cidades britânicas.