Apresentado em 1988, o Volvo 440 era um automóvel moderno com lugares traseiros muito práticos, capazes de se dividirem em duas secções. O painel de instrumentos estava colocado de frente para o condutor fazendo com que o acesso aos comandos estivesse mais facilitado.
Com linhas suaves e baixas, e janelas laterais quase verticais este modelo tinha algumas ligações à gama 700, sendo a linha de motores toda ela de 4 cilindros e incluía versões de 1.6 litros, 2.0 litros e uma versão 1.7 litros turbo.
Como sempre, a segurança constituía uma prioridade para a Volvo com o ABS disponível em 1989. Os pré-tensores dos cintos de segurança e os airbags eram opcionais do modelo de 1991 em diante e o sistema de proteção de impactos laterais da Volvo – SIPS – foi introduzido em 1994.
A produção do Volvo 440 foi descontinuada em finais de 1996 e os seus sucessores seriam os modelos S40 e V40, que já se encontravam em produção paralela.
Passados 30 anos vale a pena recordar algumas curiosidades sobre este modelo com grande sucesso no segmento da gama média, que teve uma versão disponível para as forças policiais de alguns países europeus, como a Holanda.
A gama 400 da marca sueca nunca teve uma versão carrinha embora duas empresas – a americana ASC Detroit e a francesa Heuliez – chegassem a apresentar um protótipo, que atualmente integra a coleção do museu da Volvo.
Também da Holanda chegou a proposta de um kit para converter o 440 em carrinha. A porta traseira era removida e substituída por um teto, janelas laterais e tampas da mala feitas de fibra de vidro, mas a Volvo não aprovou a sua concretização.
Mas a marca sueca não conseguiu resistir ao desporto automóvel, ao conceber uma versão de rali do 440 que chegou a competir em 1992. Este modelo equipava um motor de 2.3 litros, 16 válvulas e 715 cv, e tinha tração às quatro rodas motrizes.
Houve ainda um 440 Turbo que trazia uma novidade na época: computador de bordo de série. Neste modelo era possível visualizar o consumo de combustível, a velocidade média, a temperatura do óleo, de refrigeração e exterior. Sempre que a ignição era ligada o display mostrava “OK" se o nível de óleo estivesse correto.