Ao mesmo tempo que se prepara para lançar o novo Renault 5 em 2024, a marca do losango revelou os seus planos para a nova geração do pequeno Twingo que deverá chegar em 2026.
A quarta geração do citadino foi antecipada por um protótipo cujas linhas não escondem a inspiração nas do Twingo original lançado em 1992. O novo Twingo será desenvolvido pela divisão Ampere do Grupo Renault, uma unidade independente dedicada ao desenvolvimento de modelos elétricos e software.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Isto quer dizer que, à semelhança de todos os produtos desta divisão, será desenvolvido e produzido na Europa. Apesar disso, a Renault promete um preço abaixo dos 20 mil euros para o modelo que se vai posicionar na base da sua gama.
Apesar de manter o secretismo acerca dos detalhes técnicos, a Renault promete que o novo Twingo vai apresentar uma eficiência referencial no segmento, e aponta a um consumo energético de 10 kWh/100 km.
Quanto à plataforma que lhe servirá de base, tudo indica a que venha a ser a AmpR Small, outrora conhecida como CMF-BEV, a mesma que vai ser usada pelos novos Renault 5 e Nissan Micra.
Segundo o Diretor-Executivo da Renault, Luca De Meo, graças ao foco na redução dos materiais usados, produzir o novo Twingo deverá custar menos 50% do que produzir um novo SUV de segmento C, aquele em que concorrem o Austral ou o Arkana.