GTI tem futuro na era elétrica da Volkswagen

| Revista ACP

Revelado no Salão de Munique, ID. GTI prova que a sigla GTI tem futuro na era elétrica da Volkswagen.

VW-ID-GTI-Concept-1

Há muitos anos que a sigla GTI é sinónimo dos Volkswagen mais desportivos e, a julgar pelo ID. GTI Concept, a marca alemã planeia que assim continue a ser na “era elétrica” na qual está a embarcar.

Recorde-se que até agora as versões mais desportivas dos modelos elétricos da Volkswagen têm adotado a designação GTX, com a letra “X” a ser uma alusão à tração integral proporcionada pelos dois motores elétricos (um por eixo) que equipam propostas como os ID.4 e ID.5 GTX.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ora, tendo em conta que no futuro elétrico da Volkswagen também haverá versões desportivas somente com tração a duas rodas, a Volkswagen parece querer apostar numa designação que é sinónimo de sucesso há 48 anos.

Basta olhar para o protótipo que a Volkswagen revelou no Salão de Munique para perceber que este é, nada mais nada menos, que a variante desportiva do ID. 2All, o protótipo com que a Volkswagen antecipou o seu futuro “elétrico acessível”.

Tendo isto em conta, o ID. GTI Concept tem todos os “ingredientes” típicos de um GTI, mas adaptados a uma proposta 100% elétrica. Por exemplo, como não há uma grelha dianteira a tradicional moldura vermelha que costuma rodear este componente foi substituída por uma faixa vermelha colocada por baixo dos faróis.

Os para-choques são específicos, as jantes medem 20’’, os aros das rodas foram alargados e na traseira há ainda um vistoso spoiler preto e um difusor na mesma cor que não deixa de trazer à memória o Golf GTI original.

Ainda em tributo ao Golf GTI original o ID. GTI Concept não só conta com bancos com padrão xadrez como viu o comando multifunções “GTI Experience” ganhar a textura de uma bola de golfe, numa referência ao punho da caixa de velocidades do modelo original.

Outra homenagem ao “pai dos GTI” surge no painel de instrumentos digital de 10,9’’ que conta com um modo no qual se transforma no painel de instrumentos do primeiro Golf GTI. Ainda no interior deste protótipo há a destacar o ecrã central com 12,9’’.

Por enquanto a Volkswagen não revelou quaisquer especificações técnicas do ID. GTI Concept, mas a marca alemã já confirmou que este será produzido, faltando apenas saber quando é que este será lançado, algo que só deverá acontecer depois de 2025, ano no qual será lançado o ID. 2All.

scroll up