Nissan X-Trail eletrificado chega no final do ano

| Revista ACP

O maior SUV da marca japonesa conta com sete lugares e junta-se ao Qasqhai nas opções híbridas.

CAPA-X-TRAIL

O grande foco do novo modelo prende-se pela forma inteligente como este produz energia. Relativamente ao motor o X-Trail utiliza o mesmo sistema e-Power que o Qashqai, um conjunto híbrido que funciona quase como um automóvel 100% elétrico. Na parte da combustão encontramos um bloco de 1.5 litros a gasolina com três cilindros que funciona em regime estacionário. Em termos práticos este motor a gasolina funciona apenas como um gerador que produz a energia necessária para carregar a bateria de 1,8 kW responsável pela deslocação do SUV. Na versão de tração dianteira este conjunto assegura uma potência de 204 cavalos e 330 Nm de binário. A aceleração dos 0 aso 100 km/h é cumprida em 8 segundos e a velocidade máxima é limitada aos 170 km/h.

Na versão e-4orce, de tração nas quatro rodas, existe um motor elétrico por eixo, mas tal como na versão de tração nas rodas da frente o X-Trail também se desloca sempre através da energia elétrica que é fornecida pela bateria. É um carro elétrico alimentado por um motor a combustão. Aqui o conjunto dos motores elétricos produz 214 cavalos e os mesmos 330 Nm. A aceleração é de apenas 7,2 segundos e a velocidade aumenta para os 180 km/h.

No habitáculo o avanço tecnológico é evidente com um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas que ainda permite um head-up display de 10,8 polegadas, projetado no para-brisas. Na consola central também existe um ecrã de 12,3 polegadas tátil para o infoentretenimento compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Os bancos dianteiros estão mais confortáveis, existe um compartimento para carregar o smartphone sem fios e ainda um sistema de comando por voz avançado.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Na segunda fila de bancos o acesso é feito de forma simplificada pois não existe túnel de transmissão e as portas conseguem abrir quase a 90 graus, o que beneficia também os ocupantes da terceira fila. Segundo a Nissan estes estão mais vocacionados para crianças uma vez que os ocupantes da última fila de bancos não devem ter mais de 1,60 metros.

O modelo possui vários modos de condução, que devem ser adequados ao tipo de piso e condução que o condutor pretende. Na parte da segurança a Nissan destaca o ProPilot, um sistema que permite conduzir sem recorrer ao travão, mas que em caso perigo possui uma travagem autónoma de emergência.

O design do novo X-Trail demonstra uma grande evolução e junta-se ao Qasqhai com as novas linhas que cumprem a atual imagem da Nissan. Chega a Portugal no final do ano, com as duas opções de tração, apenas nas rodas da frente ou aos quatro cantos.

scroll up