Porsche 718 Spyder RS. Despedida da combustão faz-se com 500 cv

| Revista ACP

Equipado com o motor do 911 GT3, roadster alemão ganha versão radical antes de se despedir do motor de combustão.

Porsche-718-Spyder-RS-dianteira-900

Com a eletrificação do próximo 718 Boxster já prometida, a Porsche lançou uma última versão da atual geração do seu roadster. O resultado foi o Porsche 718 Spyder RS, a variante mais radical (e potente) de sempre do modelo de Estugarda.

A animá-lo encontramos a mesma mecânica usada pelo 718 Cayman GT4 RS, ou seja, o seis o seis cilindros boxer naturalmente aspirado com 4.0 l de capacidade dos 911 GT3 e 911 GT3 Cup que se apresenta com 500 cv e 450 Nm.

Associado a uma caixa automática PDK de sete relações, este motor permite ao 718 Spyder RS cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s, demorar apenas 10,9s até aos 200 km/h e alcançar uma velocidade máxima de 308 km/h. Como termo de comparação, o 718 Spyder "normal" tem menos 80 cv, demora mais 0,5s nos 0 aos 100 km/hatinge os 300 km/h.


Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Contudo, as melhorias desta versão não se fazem apenas sentir no campo da potência. Com apenas 1410 kg, a nova versão do roadster da Porsche é 40 kg mais leve que o 718 Spyder e até consegue ser 5 kg mais leve que o 718 Cayman GT4 RS

Já as ligações ao solo são asseguradas por um chassis com componentes dos 718 Cayman GT4 RS e 718 Spyder ao qual surge associada a suspensão adaptativa Porsche Active Suspension Management (PASM) que permitiu reduzir a altura ao solo em 30 mm. Há ainda a ressalvar a presença do sistema Porsche Torque Vectoring (PTV) com um diferencial autoblocante.

Por fim, no capítulo visual o novo Porsche 718 Spyder RS destaca-se pelas jantes de alumínio forjadas com 20'' e pelos diversos detalhes aerodinâmicos, entre os quais o mesmo para-choques dianteiro do 718 Cayman GT4 RS.

Quanto ao preço, o novo Porsche 718 SPyder RS estará disponível em Portugal a partir dos 213 586 euros.

scroll up