Esta semana a Jaguar Land Rover irá ampliar a família de motorizações com a apresentação de novas tecnologias, tanto para os veículos atuais, como futuros. Estes novos reforços vão sustentar o compromisso de longo prazo da empresa com a redução das emissões dos veículos e com a otimização da poupança de combustível, através do lançamento de motores mais eficientes, juntamente com motorizações alternativas, veículos mais leves e conservação superior da energia na viatura.
No centro desta estratégia para as baixas emissões encontra-se o novo motor de quatro cilindros a gasolina Ingenium, atualmente em produção no Centro de Produção de Motores de mil milhões de GBP da Jaguar Land Rover. Com conceção, engenharia e produção no Reino Unido, estes serão os motores mais avançados que a empresa já desenvolveu proporcionando até mais 25% de potência que os anteriores e uma redução do consumo de combustível até 15%.
Com os olhos postos no futuro, a Jaguar Land Rover desenvolveu uma transmissão automática avançada e revolucionária, que irá melhorar a eficiência dos veículos futuros e expandir a sua capacidade de tração integral. Este notável projeto de investigação TRANSCEND, no valor de 30 milhões de GBP, utiliza uma inovadora relação de transmissão ultra-ampla (20:1) e integra uma caixa de velocidades baixas, embraiagem dupla e tecnologias híbridas para proporcionar novos níveis de desempenho fora da estrada e melhorias na poupança de combustível na ordem dos 10%.
De acordo com Nick Rogers, Group Engineering Director: "A inovação ambiental está no âmago da nossa estratégia de reduzir substancialmente as emissões até 2020 e posteriormente. Com a família Ingenium de motorizações e projetos de investigação avançados como o TRANSCEND, os futuros veículos da Jaguar Land Rover emitirão consideravelmente menos CO2. Em 2020, as novas tecnologias vão ajudar-nos a reduzir as emissões de CO2 em mais 25%.”
Motores a gasolina Ingenium
O motor a gasolina Ingenium apresenta tecnologias de ponta como um comando de válvulas eletro-hidráulico, coletor de escape integrado e turbocompressores de voluta dupla com rolamentos de esfera cerâmicos. Oferece um desempenho, eficiência e afinação superiores, cumprindo simultaneamente as mais rigorosas regulamentações de emissões globais.
Para Nick Rogers: “A Ingenium foi desenvolvida como uma família modular de motores a gasóleo e gasolina, inteiramente de alumínio, potentes, eficientes e aperfeiçoados. Todos os motores Ingenium oferecem baixos níveis de referência em atrito, o que contribui para uma afinação e eficiência inerentemente boas."
Utilizando uma arquitetura comum baseada numa cilindrada de 500 cm3, proporcionam tanto flexibilidade como escalabilidade máximas. Isto permite desenvolver diversos derivados para aplicações tão diversas como berlinas desportivas e SUV luxuosos.
Na sequência do lançamento dos motores a gasóleo de quatro cilindros de 2,0 L em 2015, estes motores a gasolina avançados tornar-se-ão os mais recentes produtos Ingenium a entrar em produção e estarão disponíveis em 2017.
Transmissão TRANSCEND
O TRANSCEND é um projeto de investigação avançado que combina o design mecânico inovador e as técnicas de produção de ponta para criar uma transmissão de oito velocidades leve e compacta, com uma relação de transmissão ultra-ampla de 20, o que duplica as de uma caixa automática de oito velocidades convencional. Pesando cerca de menos 20 kg que as atuais caixas automáticas de oito velocidades, a TRANSCEND pode ser usada em veículos de tração traseira longitudinal e tração integral.
Segundo Nick Rogers: “O TRANSCEND demonstra o empenho da Jaguar Land Rover numa investigação original que melhore a experiência de condução e o rendimento ambiental dos nossos veículos. Irá tornar a utilização e a manobra fora de estrada ainda mais fáceis que antes para os condutores, enquanto otimiza a dinâmica em estrada do veículo e as emissões de CO2.”
Com um financiamento parcial do governo britânico, o programa TRANSCEND visa renovar a produção de transmissões no Reino Unido, através do investimento em processos de desenvolvimento de componentes mais leves, bem como numa produção energeticamente mais eficiente, e promover a exportação britânica das tecnologias de veículos híbridos.
Futuro de baixas emissões
A Jaguar Land Rover realizou investimentos consideráveis em novas tecnologias e na inovação ambiental nos últimos anos. A sua visão para reduzir as emissões e melhorar a eficiência de combustível consiste em aperfeiçoar as motorizações, manter a sua liderança nos veículos de baixo peso e aumentar a conservação energética na viatura, tudo isto sem que os clientes tenham de realizar concessões.
Desde 2008 o fabricante duplicou o número dos engenheiros em motorizações e investiu na investigação das soluções de motorizações do futuro. Esta equipa está a desenvolver a tecnologia que proporcionará mais 25 % de otimização nas emissões de CO2 durante os próximos cinco anos.
A Jaguar Land Rover assumiu o compromisso da eletrificação e confirmou o seu futuro elétrico com a inscrição da Jaguar no inovador campeonato FIA Fórmula E. Este investimento vai superar as barreiras da tecnologia eletrificadora e proporcionar um campo de ensaio rápido e real para a tecnologia de eletrificação futura da Jaguar Land Rover, transferindo-a da pista para a estrada.