O Congresso Mundial de Motores de Combustão Interna de 2024 decorreu este mês em Tianjin, na China, apresentando os mais recentes avanços tecnológicos da indústria. No evento, a Weichai Power apresentou o primeiro motor diesel do mundo com uma eficiência térmica intrínseca de 53,09%, um novo recorde mundial.
Este feito notável foi oficialmente reconhecido pela TÜV SÜD, uma organização internacional de testes autorizada, e pelo China Automotive Technology & Research Center, um organismo de testes profissional para motores de combustão interna chineses. Ambas as organizações emitiram relatórios de testes de produtos e certificados para a Weichai Power, confirmando o novo recorde mundial da empresa no índice económico chave da eficiência térmica do motor diesel.
Desde a criação do motor diesel há 127 anos, cientistas e engenheiros de todo o mundo têm perseguido o objetivo de melhorar a eficiência térmica como um esforço para toda a vida. Este desafio intrincado não só engloba um processo complexo de engenharia de sistemas, como também representa uma medida da força global de uma nação na tecnologia de motores de combustão interna. Ao longo do tempo, a procura contínua de melhorar a eficiência térmica dos motores a gasóleo continuou a ser um desafio internacional permanente. E, tal como nos elétricos, a China tomou a dianteira, de novo.
Desde 2015 que a Weichai Power tem vindo a reunir uma equipa de investigação de motores de elevada eficiência térmica composta por centenas de jovens doutorados e milhares de engenheiros. Esta equipa tem vindo a colaborar com mentes líderes a nível nacional e internacional, juntamente com parceiros de investigação da indústria-universidade, para realizar investigação técnica de ponta e ultrapassar continuamente os limites da inovação.
Em 16 de setembro de 2020, a Weichai Power assinalou um marco significativo ao introduzir um motor diesel com uma eficiência térmica da carroçaria de 50,23%. A empresa continuou o seu notável progresso ao aumentar ainda mais a eficiência térmica do motor para 51,09% em 8 de janeiro de 2022. Mais recentemente, em 20 de novembro de 2022, a empresa ultrapassou as suas anteriores conquistas, alcançando uma impressionante eficiência térmica de 52,28%, o que demonstra o papel fundamental da Weichai Power na liderança do avanço tecnológico da indústria global de motores de combustão interna.