A ACAP (Associação Automóvel de Portugal) já revelou os números relativos às vendas automóveis em Portugal em 2024 e, em contraciclo com a Europa, o mercado nacional cresceu no ano passado.
Em 2024 entre ligeiros e pesados de passageiros e mercadorias foram vendidos em Portugal 249 269 veículos novos, ou seja, mais 5,6% que em 2023, ano em que se venderam 236 053 unidades.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
No que diz respeito aos ligeiros de passageiros, o mercado cresceu 5,1%, com 209 715 unidades. Já entre os ligeiros de mercadorias o crescimento foi ainda maior, com as 32 304 unidades registadas a corresponderem a um crescimento de 13,3% face a 2023.
Peugeot líder
Pelo quarto ano consecutivo a Peugeot foi a marca preferida dos portugueses, seguindo-se no pódio de vendas a Mercedes-Benz, que subiu do terceiro para o segundo lugar, e a Dacia que depois de nos dois últimos anos ter ficado à “porta do pódio” ascendeu finalmente ao terceiro lugar.
Já a Renault desceu diretamente do segundo para o quarto lugar da tabela.
Focando apenas nas vendas de ligeiros de passageiros, em 2024 a Peugeot vendeu 21 611 unidades (+4,4%); a Mercedes-Benz 16 649 unidades (+12,4%) e a Dacia 16 214 unidades vendidas (+9,5%).
1- Peugeot - 21 611 unidades
2- Mercedes-Benz - 16 649 unidades
3- Dacia - 16 214 unidades;
4- Renault - 15 118 unidades
5- BMW - 13 423 unidades
6- Volkswagen - 11 740 unidades
7- Toyota - 11 504 unidades
8- Tesla - 9760 unidades
9- Citroën - 9631 unidades
10- SEAT - 7819 unidades
Quanto aos modelos mais vendidos, o preferido dos portugueses foi o Dacia Sandero que com 7760 unidades vendidas destronou o Peugeot 2008 que, após três anos de liderança, ficou em segundo lugar com 7520 unidades.
Surpreendentemente, o pódio fica completo com o Tesla Model 3, com 6764 unidades vendidas em 2024.
Eletrificados lideram
Outro dado interessante que os números revelados pela ACAP demonstram é o “peso” cada vez maior dos modelos eletrificados no mercado nacional.
Descritos pela ACAP como veículos movidos a “Energias Alternativas”, os elétricos, híbridos plug-in, híbridos (ou seja, os “eletrificados”) e outros, onde se incluem as motorizações bi-fuel (gasolina/GPL), correspondem a 57,3% do mercado.
Os elétricos conseguiram uma quota de mercado de 19,9%; os híbridos alcançaram os 16,7% de quota; os híbridos plug-in ficaram-se pelos 13,5% e os “outros” conseguiram 7,2% de quota.
As propostas somente a gasolina alcançaram uma quota de 33,9% (-2,2% face a 2023), mas a maior queda foi dos modelos com motor a gasóleo que não foram além de uma quota de mercado de 8,8% contra os 12% registados em 2023.