As estratégias de marketing no mundo automóvel estão a mudar a uma rapidez vertiginosa e a "culpa" é evidentemente da tecnologia da informação e, sobretudo, das redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. Quem perde velocidade com isto? Os salões automóveis, com o caso de Frankfurt (que alterna anualmente com o Salão de Paris, que no ano passado já havia registado 15 ausências) a já tornar-se mais notícia pelas suas ausências do que presenças. Desta vez, são 22 marcas que já afirmaram não lhes compensar financeiramente deslocarem as suas apresentações mundiais e europeis até ao certame alemão, que decorre entre 12 e 22 de setembro.
Mais rentável para as marcas são sobretudo as apresentações em streaming (vídeo em direto) ou em eventos mais específicos, do qual o Goodwood Festival of Speed é um bom exemplo, já que foi aí que marcas como a Porsche, com o Taycan, e a Ferrari, com o P80, fizeram o debute das suas novas estrelas.
Entre as marcas que já confirmaram que não vão estar em Frankfurt destacam-se a Aston Martin, a Mazda, a Mitsubishi, a Nissan, a Rolls-Royce, a Subaru, a Suzuki, Toyota, a Volvo, todas as marcas do Grupo FCA e três do Grupo PSA (a Peugeot, a DS e a Citroën).
As que vão prometem supresas, sobretudo as marcas alemãs que vão dar vida ao certame. A Audi leva mais de dez novos modelos, desde o elétrico e-Tron Sportback ao muito desportivo RS6, passando pelos SUV SQ7 e SQ8.
Na BMW, além do campeão de vendas Serie 3 Touring, destaque ainda para os X5, X6 e X7 e o fabuloso Serie 8 Grand Coupé. Quanto à Mercedes-Benz, vai brilhar o elétrico EQV ao lado dos mais recentes GLB e GLC Coupé.
Entre os carros de sonho, vão marcar presença no salão o Porsche 718 Spyder, o Lamborghini Hurracan S Terrato e o McLaren GT.
Nos modelos mais acessíveis merecem referência as apostas da Opel, como o novo Corsa que vai contar com uma versão totalmente elétrica, o Astra e o Grandland X Híbrido.
A Ford surge com os novos Puma e Kuga, e obviamente, a Volkswagen vai surpreender com o I.D.3 e com a nova Passat SW GTE.
Nas apostas elétricas, a Honda leva ao certame alemão o citadino E e a Mini mostra o novo Couper SE, além das versões desportivas JCW GP e o Countryman.