Giniel De Villiers vence, mas o pódio do Dakar continua igual

| Revista ACP

Voltou a ser uma Toyota Hilux a vencer, mas desta vez tripulada por De Villiers. A batalha entre Peterhansel e Al-Attiyah continua.

De-Villiers-5-840-2

A luta entre a Mini e a Toyota prossegue, com Peterhansel e Al-Attiyah num controlo constante. De Villiers parece ter ressuscitado e levou a Hilux oficial à vitória, embora seguida de muito perto pelo Century de Brian Baragwanath que ficou a menos de um minuto. Depois, uma fiscalização constante de andamentos entre dois grandes especialistas. Peterhansel foi 3º classificado a 2m25 do vencedor do dia, mas Nasser Al-Attiyah ficou logo atrás a 4m38 perdendo, no entanto, 2m13 para o líder do Dakar, o que coloca agora o Mini do francês com 6m11 de vantagem para a Toyota de Nasser, o que na verdade é muito pouco.

Quem perdeu tempo no confronto mais direto foi Carlos Sainz que terminou a etapa de hoje em 9º lugar a 15m19 do vencedor, não lhe retirando contudo o 3º lugar da classificação geral, com o Mini do espanhol a ficar agora a 48m13 do seu colega de equipa Peterhansel, o que, numa prova como o Dakar, até acaba por não ser grande diferença. Um dia para esquecer teve, no entanto Sébastien Loeb que chegou Buraydah no 21º lugar. O azar do dia foi para o jovem campeão sul-africano Henk Lategan que capotou a sua Toyota Hiace, acabou no hospital de Riade com uma clavícula partida, sendo obrigado a abandonar a prova.

Depois de um pódio habitual e já muito conhecido, composto por Peterhansel, Al-Attiyah e Sainz, é agora a Toyota de Przygonski que ocupa o 4º lugar a 1h04m49 do líder, seguida pelo Ford Raptor de Martin Prokop a 1h10m32. Depois, e todos muito perto, Al Qassimi, Nani Roma, Orlando Terranova, Baragwanath e Sébastien Loeb fecham o “top ten” do Dakar, depois de cinco etapas concluídas. Em relação aos portugueses, Ricardo Porém e Jorge Monteiro terminaram o dia no 18º lugar e estão agora na 26ª posição da geral. Filipe Palmeiro, navegador de Vanagas foi 18º no dia de hoje e ocupa a 16ª posição na classificação geral. José Marques, ao lado de Petrus foi o 40º classificado do dia e está na 35ª posição da tabela classificativa.

scroll up