Vem aí o Dakar 2025
Antes da chegada do WRC em Monte Carlo, entre 23 e 26 de janeiro e da Fórmula 1 só a 16 de março na Austrália, cabe ao Rali Dakar abrir as emoções do desporto automóvel para 2025.
Com o Prólogo marcado já para 3 de janeiro, a Dacia, Toyota, Ford e Mini serão os construtores que, teoricamente, vão disputar a vitória na prova mais dura e complexa, que volta a ser disputada na Arábia Saudita, até 17 de janeiro.
A classe Ultimate (categoria T1+) conta com a novidade do novo Dacia Sandrider que, numa parceria com a Prodrive, vai inscrever nomes consagrados, como Nasser Al-Attiyah e Sébastien Loeb, para além da também experiente Cristina Guttierez.
A Toyota apresenta diversas propostas candidatas e a Ford entra com o Raptor e pilotos pretendentes à vitória, como Carlos Sainz, vencedor da última edição aos comandos de um Audi, somando 4 vitórias na prova, com 4 marcas diferentes (Volkswagen, Mini, Peugeot e Audi), tendo conquistado 5 pódios em 8 participações.
Na Mini, os campeões nacional, europeu e mundial de TT, João Ferreira e Filipe Palmeiro vão estar aos comandos de um Mini JCW T1+ da X-Raid.
O Dakar continua a ser a prova mais exigente e desafiante de sempre, com Stéphane Peterhansel a ser o piloto mais laureado com 8 vitórias em auto e mais 6 em moto, seguido por Nasser Al-Attiyah com 5 vitórias e por Carlos Sainz e Ari Vatanen com 4 triunfos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Entre as marcas, a Mitsubishi lidera destacada com 12 triunfos, seguida pela Peugeot com 7 e pela Mini com 6 vitórias. Entre os concorrentes auto, são 13 as equipas que contam nomes lusos.
Para além de João Ferreira e Paulo Fiúza na categoria principal, a equipa Luís Portela de Morais e David Megre, que conta com o apoio do ACP, está inscrita na categoria Challenger T3, enquanto nas duas rodas, António Maio, também piloto ACP, faz a sua 6ª participação no Dakar aos comandos de uma Yamaha.
Atenções orientadas para a Arábia Saudita com o Rali Dakar 2025, entre 3 e 17 de janeiro.