Ogier começou a vencer em Portugal e chegou a 7 títulos WRC

| Revista ACP

Campeão do mundo de ralis com três marcas diferentes, Sébastien Ogier recuperou o título em 2020 com a Toyota.

Ogier-abertura-840

A primeira vitória WRC da carreira de Sébatien Ogier foi conquistada no Vodafone Rally de Portugal em 2010 com um Citroen C4. O piloto francês, natural de Gap na região dos Altos Alpes, completa 37 anos no próximo dia 17 de dezembro e é considerado um dos pilotos mais completos da atualidade. A sua primeira prova no WRC foi o Rally do México em 2008, estreando-se a vencer dois anos depois em Portugal, quando cumpria a segunda época completa no WRC, pela Citroen Junior Team. Seguiram-se mais 4 vitórias em Portugal, entre 49 triunfos em provas do WRC, 84 pódios e 589 vitórias em troços cronometrados.

Sébastien Ogier foi sempre acompanhado por Julien Ingrassia um navegador que eficaz e que lhe transmitre a confiança necessária para alcançar tantos sucessos. À velocidade e consistência que sempre o caracterizaram, junta-se agora uma experiência e frieza que o tornam um piloto importante para qualquer marca. Foi a Volkswagen Motorsport que o foi buscar à Citroen para tripular o Polo R WRC e com ele conquistar 4 títulos consecutivos entre 2013 e 2016. Com o fim da equipa, Ogier entrou para a M-Sport Ford e com o Fiesta WRC conquistou mais dois título mundiais em 2017 e 2018. Apenas em 2019 o francês viria a perder o título para Ott Tanak, recuperando-o agora ao volante de um Toyota Yaris WRC.

Foi em 2005 que Ogier fez o seu primeiro rali com um Peugeot 206, acabando por vencer a Peugeot 206 Cup em 2007. Depois, na Citroen entre 2008 e 2011, Ogier foi rotulado como uma das maiores promessas dos ralis mundiais, sendo apontado como o sucessor de Sébastien Loeb, outro piloto da escola francesa de ralis, que conquistou 9 títulos mundiais consecutivos. Depois do seu 7º título mundial, conquistado recentemente após vitória no Rally de Monza, Ogier já garantiu que vai continuar no WRC por mais uma temporada.

scroll up