Sainz regressa às vitórias

| Revista ACP

Espanhol registou segundo triunfo do ano no Dakar e ganhou pouco mais de 7 minutos a Peterhansel e Al-Attiyah à geral.

SS6-Sainz

Carlos Sainz foi o homem do dia entre os carros nesta sexta etapa do Dakar que ligou Al Qaisumah a Ha Il num total de 448 km cronometrados. O espanhol, nono à partida para a etapa entrou apostado em redimir-se das dificuldades sentidas nos últimos três dias e em regressar ao Top 3. De tal forma que o piloto da Mini saltou para a liderança logo no primeiro controlo de passagem, ao cabo de 48 km, e não mais perdeu a posição até ao final para terminar com uma marca de 3h38m27s.

Atrás dele, e depois de uma recuperação mais gradual desde a sexta posição inicial, terminou Yazeed Al Rajhi. O homem da casa foi subindo na classificação de forma paulatina, passando no primeiro controlo em quarto, para subir depois a terceiro e só chegou ao segundo lugar à passagem pelo km 158. A partir daí, o piloto do Toyota da Overdrive manteve-se seguro no intermédio do pódio para terminar a tirada com mais 4m03s que Sainz.

Na terceira posição acabou Nasser Al-Attiyah. O qatari teve um dia muito regular, oscilando apenas entre o quarto posto ocupado à partida e a terceira posição ao longo dos sete controlos de passagem que compunham a especial desta sexta-feira. No final o homem da Toyota Gazoo racing precisou de mais 7m16s que o espanhol para completar o 448 km cronometrados.

Logo atrás, a apenas mais 18 segundos de distância, terminou o líder da geral e pluri vencedor do Dakar, Stéphane Peterhansel. O francês, apesar da reduzida margem a rondar os seis segundos de vantagem para Nasser, optou por controlar, rodando de forma tranquila naquele que foi o último dia de competição antes do merecido descanso.

Em termos de classificação geral, não se registaram alterações na frente, com Peterhansel a liderar com 5m53s de margem sobre Al-Attiyah e Sainz em terceiro, a 40m39s.

Já Filipe Palmeiro, navegador de Benediktas Vanagas (Toyota) foi 11º, sendo agora 13º à geral, a 3h04m33s da frente.

scroll up