O Rali da Europa Central, num formato que incluiu três países, Alemanha, Áustria e República Checa, foi a penúltima prova do WRC 2023 e atribuiu o 2º título consecutivo a Kalle Rovanpera como campeão do mundo de WRC, e deu a Thierry Neuville a 2ª vitória do ano. Num pódio que, desta vez, contou com três marcas diferentes, o bicampeão Rovanpera (Toyota) terminou na 2ª posição a 57,6 segundos do vencedor Neuville (Hyundai), com Ott Tanak (M-Sport Ford) a ocupar o 3º lugar já a 1m52,8 do vencedor.
Numa prova dura e muito exigente, que contou com chuva e lama a alagar os competitivos troços de asfalto, o regressado Sébastien Ogier atrasou-se na luta pelos primeiros lugares depois de um furo e de uma jante partida, acabando por terminar a prova na 4ª posição a 2m08,6 de Neuville, na frente do outro Toyota de Takamoto Katsuta e do Hyundai de Teemu Suninen. A M-Sport Ford alcançou também o 7º lugar com o luxemburguês Grégoire Munster e alcançou a vitória na categoria WRC2 com Adrien Fourmaux, que bateu os Skoda Fabia de Nicolas Ciamin e de Erik Cais.
Quando falta disputar apenas o Rali do Japão entre 16 e 19 de novembro, já estão atribuídos todos os títulos de 2023, com Kalle Rovanpera a garantir o título de pilotos, depois da Toyota já ter assegurado no Chile o de construtores. Também a categoria WRC2 deu a Andreas Mikkelsen mais um título mundial, com o piloto a bater na derradeira especial o outro candidato Gus Greensmith. Assim, aos 23 anos, Kalle Rovanpera, acompanhado por Jonne Halttunen conquistam o 2º título mundial de WRC consecutivo, com a Toyota a juntar todas as conquistas, antes da última prova a decorrer em casa, com mais uma festa prevista para o Japão.
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Apenas a discussão pela 2ª e 3ª posições do campeonato estão por definir, com o já campeão Rovanpera a comandar com 235 pontos, enquanto Elfyn Evans, que venceu hoje a Power Stage, apesar do despiste sofrido, totaliza 191 pontos, Thierry Neuville 184 e Ott Tanak 162, a prometerem duelos para a derradeira prova do ano. Nos construtores a já campeã Toyota aumentou a vantagem, somando agora 504 pontos, contra os 399 da Hyundai e os 271 da M-Sport Ford.