Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

FOTO-PODIO

Neste fim de semana Portugal conquistou o título mundial de Bajas TT no Dubai, com João Ferreira e Filipe Palmeiro, também no Dubai, Pedro Bianchi Prata alcançou o título mundial nas duas rodas, na classe 3, e o campeão Max Verstappen triunfou no Qatar na penúltima prova do mundial de Fórmula 1.

Três títulos para João Ferreira e Filipe Palmeiro em 2024

A dupla portuguesa fez o pleno nesta temporada. Depois dos títulos nacional (CPTT) e da Taça da Europa de Bajas, chegou no Dubai a altura de festejar o título mundial na Taça do Mundo de Bajas da FIA. Melhor era impossível! Muito mais do que uma promessa, João Ferreira, o jovem piloto de Leiria é campeão do mundo aos 25 anos, bem acompanhado pelo muito experiente Filipe Palmeiro.

Na Baja do Dubai, a última prova do ano da Taça do Mundo de Bajas FIA, venceram a categoria Ultimate e festejaram o título mais importante do Todo Terreno mundial. Agora, é tempo de preparar o Dakar 2025, que arranca a 3 de janeiro na Arábia Saudita, com João Ferreira e Filipe Palmeiro aos comandos de um Mini JCW Rally Plus T1+.

O piloto ACP Pedro Bianchi Prata também brilhou no Dubai nas duas rodas

Pedro Bianchi Prata venceu o campeonato na classe 3, embora nesta prova tenha sido segundo classificado e no campeonato principal da classificação geral foi terceiro, frente a pilotos muito mais novos.

"Não podia estar mais contente, depois de tanto esforço e trabalho de um ano inteiro, é tão bom vencer o campeonato. Foi mais uma Baja muito dura e foi fundamental poupar a moto, pois as dunas estavam muito moles. Andei rápido desde o início, mas nunca arrisquei, pois sabia que não podia cometer erros, uma vez que ainda estava em jogo o lugar do campeonato na geral. Não consegui o segundo lugar da geral no campeonato, pois a concorrência dos pilotos locais era muito grande e nas dunas são muito rápidos, fiquei a poucos pontos, mas o terceiro lugar deixa-me muito contente. Ganhei quarto provas do campeonato na classe, onde participaram mais de 20 pilotos de 8 países diferentes, foi um ano muito disputado, obrigado ao Marcelo Jesus e a todo o staff, pelo seu empenho pois fizeram um grande trabalho. Agora só quero voltar para casa para a minha família, que uma semana fora de casa longe do meu filho parece uma eternidade, este campeonato é para o Vicente e para a Maria. Vínhamos para o Dubai para conquistar também o vice-Campeonato da Geral, mas infelizmente só levamos o campeonato da classe para casa, as corridas são mesmo assim e o deserto não é fácil, parabéns ao Balooshi pelo primeiro lugar e ao David Megre pelo segundo. Obrigado a toda a equipa, pilotos e mecânicos por este espírito de equipa tão unido, assim corridas tão duras ficam mais fáceis para todos. É bom sentir o carinho de todos os portugueses que nos escrevem, e mais uma vez provamos que Portugal é muito mais que futebol”, disse Bianchi Prata.

Campeão Max Verstappen vence no Qatar

Quatro vezes consecutivo campeão do mundo de Fórmula 1, Max Verstappen alcançou no Qatar a sua 9ª vitória da temporada, provando que o seu nível competitivo continua em alta. No pódio, e numa luta renhida pelo título de construtores, que só será conhecido no próximo domingo em Abu Dhabi, Charles Lecclerc colocou o Ferrari no 2º lugar, na frente do McLaren de Óscar Piastri, antevendo-se que na última prova do ano, o duelo entre McLaren e Ferrari venha a ser emocionante. Carlos Sainz não ajudou muito nas contas, pois terminou a prova na 6ª posição, atrás do Mercedes de George Russel e do Alpine de Pierre Gasly. Também Lando Norris, penalizado com uma paragem forçada de 10 segundos, não foi além do 10º lugar, apesar de ter registado a volta mais rápida. Fernando Alonso levou o Aston Martin à 7ª posição, na frente do Sauber de Zhou Guanyu, que conquistou os seus primeiros pontos no campeonato, e do Haas de Kevin Magnusson.

O último GP de 2024 está marcado para domingo, 8 de dezembro, onde a batalha entre McLaren e Ferrari será uma realidade. No comando, a McLaren totaliza agora 640 pontos, contra os 619 da Ferrari. Já a Red Bull ocupa o 3º lugar com 581 pontos. Também entre os pilotos, e depois de garantido o 1º lugar de Max Verstappen, a luta volta a ser entre McLaren e Ferrari, com Lando Norris (349) a ter apenas oito pontos de vantagem para Charles Leclerc (341).

Próximos eventos:

24 Horas TT Vila de Fronteira – 7 e 8 de dezembro

GP de Fórmula 1 Abu Dhabi – 8 de dezembro

scroll up