Já envolvida na Fórmula 1, a Aston Martin vai agora apostar forte nas provas de resistência. Há muito anunciado, o Aston Martin Valkyrie LMH foi, finalmente, revelado.
Desenvolvido de acordo com os regulamentos da categoria LMH, que permite uma maior “liberdade criativa”, o bólide da Aston Martin é único na categoria de topo da resistência por diversos motivos.
Para começar, enquanto os seus rivais recorrem a motores V6 e V8, o Valkyrie LMH conta com um V12 cuja sonoridade não deixará ninguém indiferente.
Além disto este motor desenvolvido pela Cosworth é, a par do V8 do Cadillac V-Series R, o único propulsor naturalmente aspirado da categoria, ou seja, não tem um turbo a auxiliá-lo.
Por fim, é também o único carro da categoria LMH derivado de um carro de estrada, neste casso o hipercarro da Aston Martin, o Valkyrie.
Enquanto na versão de estrada o V12 híbrido com 6.5 l de capacidade debita mais de 1014 cv, na variante de competição apresenta números mais modestos, na casa dos 680 cv. A razão? Ps regulamentos a isso obrigam.
Também por causa dos regulamentos, o limite de rotações passou a ser mais baixo (o V12 é capaz de subir até às 11 000 rpm no modelo de estrada) e a mistura ar-combustível foi revista para tornar o motor mais… eficiente.
Visualmente, as diferenças deveram-se à necessidade de reforçar o desempenho aerodinâmico bem como de tornar mais fácil a troca de componentes (algo essencial em competição).
Agora que foi revelado, o Aston Martin Valkyrie LMH vai tentar oferecer à marca britânica uma vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans que lhe “foge” desde 1959.