Depois de ter sido tema de um podcast do “ACP Elétrico do Ano”, o carregamento de veículos elétricos em condomínios pode estar prestes a tornar-se mais simples.
Promovido pela E-Redes, o projeto-piloto “Novas soluções para gestão flexível da potência de carregamento de veículos elétricos em edifícios coletivos (FlexC)” quer resolver algumas das questões relativas ao carregamento de elétricos em condomínios, e já foi aprovado pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou o projeto-piloto).
Em comunicado a ERSE explica que o projeto-piloto, designado “FlexC”, terá uma duração inicial de seis meses e “tem como objetivos testar, em ambiente real, a possibilidade de proporcionar maior potência para carregamento de veículos elétricos em garagens comuns de edifícios coletivos e aferir o grau de interesse neste novo conceito”.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A ERSE acrescenta ainda que este projeto-piloto “pretende responder a alguns desafios que atualmente ainda limitam o carregamento de veículos elétricos em condomínios, uma vez que boa parte deles não está infraestruturado para esse carregamento, o que implicaria custos em reforços de ligação à rede”.
Em comunicado, esta entidade recorda que “existe potência disponível nas instalações coletivas que não está a ser utilizada ou está disponível em determinadas alturas do dia, e que poderia concorrer, com esta solução FlexC para a promoção do carregamento em casa”.
Nesta primeira fase foram selecionados sete condomínios, que poderão abranger um máximo de 62 pontos de carregamento de veículos elétricos.