Mercedes-AMG GT 43 Coupé para uma condução mais purista

| Revista ACP

O novo modelo faz jus ao estatuto desportivo AMG da Mercedes pelo seu comportamento em estrada e  design diferenciador.

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A Mercedes-AMG estendeu a gama do novo AMG GT Coupé com a versão AMG GT 43, que equipa um bloco AMG 2.0 litros turbo com 310 kW (422 CV), a garantir uma resposta mais rápida do motor com o turbocompressor assistido eletricamente. O desempenho está à altura do seu estatuto: o AMG GT 43 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Também a condução ficou mais dinâmica com uma caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G cuja embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente em aceleração e durante as variações de carga. O software elaborado e coordenado garante tempos de passagem de caixa curtos e reduções de caixa múltiplas e rápidas. Além disso, a função de duplo desembraiar nos programas de condução "Sport" e "Sport+" proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. A função RACE START também está equipada e assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado.

De série, o AMG GT 43 está equipado com suspensão de molas helicoidais de baixo peso AMG e amortecedores em alumínio de desempenho particularmente elevado. O eixo dianteiro multi-link é um equipamento especial com cinco braços dispostos totalmente dentro da projeção da jante. Isto permite melhorar significativamente a cinemática. Uma construção espacial de cinco braços também controla as rodas no eixo traseiro. Para reduzir as massas não amortecidas, todos os braços da suspensão, rótulas da direção e suportes das rodas nos eixos dianteiro e traseiro do novo GT são construídos em alumínio forjado. O conceito multi-link da suspensão controla firmemente cada roda com reduzidos movimentos elásticos.

A última geração do sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL está disponível como opção para o AMG GT 43. A unidade de controlo do chassis utiliza análise de dados – incluindo os sensores de aceleração e de trajetória das rodas – para adaptar a força de amortecimento de cada roda à situação em apenas alguns milissegundos. O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT: com o simples pressionar de um botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" a uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Além disso, a afinação da suspensão AMG RIDE CONTROL pode ser ajustada em três nível através de um botão específico, independentemente do programa de condução.

Também o sistema de travões compósitos de elevado desempenho AMG garante uma excelente desaceleração e um controlo preciso. O sistema está equipado com discos de travão perfurados e ventilados internamente, com 390 x 36 mm e pinças fixas de seis êmbolos no eixo dianteiro, e discos de travão de 360 x 26 mm e pinças flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro. O sistema impressiona pelas curtas distâncias de travagem, pela resposta sensível e, por último, mas não menos importante, pela elevada estabilidade e vida útil - mesmo em condições de utilização intensiva. As funções de conforto incluem a assistência ao arranque em subida, bem como o pré-acionamento e a travagem em condições de chuva. Quando a ignição é desligada e o veículo está parado, a posição de estacionamento "P" também é ativada. Ao arrancar, o travão de estacionamento elétrico é libertado automaticamente.

Já os cinco programas de condução AMG DYNAMIC SELECT "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual", bem como o programa "RACE" incluído no pacote AMG DYNAMIC PLUS opcional, permitem uma ampla variação das caraterísticas do veículo, entre particularmente confortável e dinâmico. Os programas de condução individuais oferecem uma experiência de condução personalizada, precisamente adaptada às diversas condições de condução. Na forma de funcionalidade integrada dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT, os modelos GT também estão equipados com AMG DYNAMICS. Este sistema de controlo integrado da dinâmica de condução estende as funções de estabilização do ESP® através de intervenções com vista ao reforço da agilidade das características da direção e das funções adicionais do ESP®. Durante a realização de uma curva dinamicamente, por exemplo, uma breve intervenção no travão da roda interior gera um determinado momento rotacional em torno do eixo vertical do veículo para curvar com agilidade e precisão.

O design exterior do AMG GT 43 difere do resto da família AMG em muitos pormenores. Particularmente impressionante é o novo design do para-choques dianteiro com entradas de ar de grandes dimensões em toda a largura do veículo. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros mais estreitos e a menor largura dos eixos enfatizam o carácter elegante. Está também disponível um novo componente de revestimento para os guarda-lamas dianteiros. O para-choques traseiro, que também foi modificado, bem como os revestimentos, redondos ao invés de trapezoidais, das duas duplas ponteiras de escape, uma em cada lado, caracterizam a vista traseira.

Os traços característicos da geometria da carroçaria do AMG GT incluem a longa distância entre eixos, as projeções curtas, o capot comprido, o habitáculo com um para-brisas de elevada inclinação e a traseira imponente. Estas características resultam nas proporções típicas do GT. Conferem ao coupé a sua aparência poderosa e dinâmica - juntamente com as rodas à face dos guarda-lamas. A versão de série do AMG GT 43 é fornecida com jantes de liga leve de 19 polegadas. Estão disponíveis jantes de 19 e de 20 polegadas como equipamento opcional. O leque de equipamento inclui ainda jantes forjadas de 21 polegadas.

O interior do Mercedes-AMG GT 43 também integra uma combinação de elementos analógicos e digitais. Este conceito é designado por “hiperanalógico” pelos projetistas. Isto é demonstrado pelo painel de instrumentos totalmente digital, que está integrado num display tridimensional. A aparência pode ser personalizada com vistas principais selecionáveis individualmente. Apesar da sua simetria, posto de condução é orientado para o condutor.

A consola central flui até à secção inferior do painel de instrumentos. O centro de controlo e exibição é o display tátil multimédia de 11,9 polegadas. O formato vertical oferece vantagens claras, especialmente para a navegação, bem como uma maior ergonomia. O sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é intuitivo e tem capacidade de aprendizagem. Oferece um vasto conteúdo específico da AMG em cinco estilos de exibição. Itens de menu exclusivos como "AMG Performance" ou "AMG TRACK PACE" destacam o carácter desportivo.

O AMG GT 43 está equipado de série com uma variedade de bancos desportivos AMG com regulação elétrica e manual, revestidos em Nappa. O mesmo se aplica aos bancos desportivos AMG opcionais com design escultural, apoios de cabeça integrados e apoio lombar reforçado. As opções de revestimento disponíveis do programa de personalização MANUFAKTUR oferecem variedade para acrescentar um toque particularmente exclusivo. Destas opções, estão disponíveis três cores. O pacote de interior MANUFAKTUR disponibiliza sete combinações de cores.

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Além do preto brilhante normal, os elementos de revestimento também estão disponíveis em alumínio, carbono ou preto cromado MANUFAKTUR. Existem também dois de acabamentos interiores: madeira de bétula porosa cinzenta e madeira de freixo porosa castanha com frisos em alumínio. O volante desportivo AMG com aquecimento opcional está disponível com revestimento em pele Nappa, pele Nappa / microfibra MICROCUT ou efeito de carbono / microfibra MICROCUT.

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