Volkswagen California chega pronta para viajar

| Revista ACP

Nova geração da autocaravana germânica traz consigo uma inédita versão híbrida plug-in.

Volkswagen-California-3

Há muito tempo sinónimo de férias e evasão, a Volkswagen California acaba de conhecer uma nova geração e, pela primeira vez, não tem como base a comercial Volkswagen Transporter.

Em vez disso, o ponto de partida para a criação da nova California foi a Multivan, algo que fica patente quando olhamos para a nova proposta da marca alemã.

Recorde-se que, apesar das formas, a Volkswagen Multivan assenta na plataforma MQB. Ou seja, partilha a base com modelos como o Golf ou o Passat.

Como seria de esperar, as principais diferenças entre a Multivan e a California surgem no interior da nova geração da autocaravana germânica.

Pensada como uma “casa sobre rodas”, a Volkswagen California herda da Multivan os seis assentos e os muitos espaços de arrumação, mas adiciona-lhes uma cama e uma minicozinha onde não faltam o fogão e o lava-loiça.

Para aumentar o espaço a bordo, e cumprindo aquela que já é uma tradição, a California conta também com um tejadilho elevatório. Já para facilitar a vida aos campistas, é possível monitorizar os níveis de águas limpas e residuais bem como controlar a iluminação interior através de uma aplicação para o smartphone.

Tal como a Multivan, também a Volkswagen California conta com motores a gasolina, gasóleo e uma inédita versão híbrida plug-in.

A oferta a gasolina assenta no 1.5 TSI com 204 cv; já quem quiser optar pelo Diesel tem à sua disposição o 2.0 TDI com 150 cv. Em ambos os casos o binário é enviado somente às rodas dianteiras.

Já a inédita versão híbrida plug-in não só é a única com tração integral como é a mais potente da gama. Esta “casa” o motor 1.5 TSI a gasolina com um motor, elétrico integrado na caixa de velocidades, resultando em 245 cv de potência.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Curiosamente, nem a capacidade da bateria nem a autonomia em modo 100% elétrico foram ainda reveladas. Outra incógnita são os preços da nova California para o mercado português.

Porém, já se sabe que esta vai contar com cinco versões — Beach, Beach Tour, Beach Camper, Coast e Ocean —, estando a abertura das encomendas prevista para junho.

scroll up